17/12/2021

E na terça-feira (21), o nova-olindense acadêmico de Jornalismo, Pablo Luan E. de Moura (Luan), estará apresentado de forma virtual seu TCC – “Matulão de Saudade: Memórias do São João no Cariri Oeste”

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de dezembro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @luaanmouraa

Sobre o nova-olindense Pablo Luan E. de Moura (Luan)

Acadêmico de Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com pesquisas sobre Culturas Populares nas festas juninas. Quadrilheiro de alma e coração, desde 2012 já passou por grupos de Nova Olinda, como o Arraiá do Baxim e Arraiá Danado de Bom, e de Altaneira, no Arraiá do Ribuliço (2018-2019). Tem experiência com dança, teatro e audiovisual. Desde 2018, pesquisa sobre a transformação das quadrilhas juninas na região do Cariri. Atualmente, está lançando o livro “Matulão de saudade: memórias e reflexões do brincar São João no Cariri Oeste”, onde reúne fotos, depoimentos, impressões e entrevistas com quadrilheiros, grupos juninos e pessoas envolvidas no processo de criação artística do movimento. É repórter estagiário no Jornal do Cariri e atua na Assessoria do Gabinete da Prefeitura de Nova Olinda.

Sobre o TCC – “Matulão de Saudade: Memórias do São João no Cariri Oeste”

As recordações das experiências vividas durante os momentos de socialização de brincantes nas quadrilhas juninas, durante os ensaios e festivais competitivos, são o fio condutor desta narrativa que se desenrola na região do Oeste caririense.   O matulão, antes utilizado pelos sertanejos retirantes como suporte para guardar pertences, representa o lugar da memória afetiva dos brincantes, que dedicaram anos de suas vidas ao dançar quadrilha nas noites de São João, São Pedro e Santo Antônio, e contribuíram para a construção de um movimento forte, que mesmo com adversidades financeiras, resiste.  A apresentação acontecerá na próxima terça-feira, 21 de dezembro, às 10h30, via Google Meet.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!