25/11/2021

Estudantes da Escola Profissional de Nova Olinda-CE registram presença de 97,67% no dia da Avaliação do Saeb 2021 | EDUCAÇÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 25 de novembro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

O Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb 2021 avalia de forma censitária os alunos das escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas da educação básica são avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Além de responderem ao questionário, os estudantes também fazem testes de Língua Portuguesa e Matemática.

A aplicação da Avaliação começou no dia 8 de novembro e a previsão é que cerca de 6,8 milhões de alunos sejam avaliados até 10 de dezembro, conforme agendamento, seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à Covid-19.

A aplicação da avaliação ocorre em horário regular de aula para 254.744 turmas de 116.244 escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros.

Como medida de prevenção à Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recomenda que as escolas suspendam as aulas das turmas que não participarão do Saeb, no dia da avaliação, a fim de disponibilizar mais salas para a aplicação e garantir o distanciamento social.

Também existe a possibilidade de dividir em dois grupos as turmas avaliadas para manter o distanciamento entre as pessoas nas salas de aplicação. No caso das escolas que conseguem garantir uma aplicação com segurança sanitária sem dividir as turmas, esse procedimento é autorizado pelo Instituto. O uso de máscara, cobrindo nariz e boca é obrigatório durante toda a avaliação, tanto para os alunos quanto para os aplicadores.

As informações citadas anteriormente foram obtidas conforme matéria do site do Ministério da Educação-MEC.

E nesta quinta-feira (25), os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo da 18ª CREDE localizada no município de Nova Olinda garantiram 97,67% de participação, sendo as faltas justificadas.

Os estudantes das Turmas dos 3º anos dos Cursos Técnicos em Agronegócio, Edificações, Finanças e Redes de Computadores da referida instituição de ensino fizeram o Saeb 2021. A parceria entre gestão, professores, funcionários da escola, família e estudantes, garantiu a realização deste dia.

"Toda conquista começa com a decisão de tentar". Vocês nos encheram de orgulho hoje! Parabéns pela participação espetacular!”, disse a Professora Lúcia Santana, Gestora Escolar.

No grupo do WhatsApp da Turma do Curso Técnico em Redes de Computadores, o Professor Coordenador do Curso, Cláudio Luan Freire Façanha, deixou uma mensagem para a turma do 3º ano:

“Lembrei bem de uma mensagem que utilizamos bastante desde o primeiro ano e era sempre falada nas reuniões: “Não ficará nenhum para trás, sempre iremos caminhar juntos.” Essa mensagem foi o que incentivou a união desta turma e que fez a cada dia vocês se ajudarem em sala cuidando um do outro, tivemos alguns colegas que buscaram outros horizontes, mas a vida segue e temos escolhas”, destacou o professor em um dos trechos da mensagem.

A gestão da EEEP Wellington Belém de Figueiredo é formada pelos professores: Lúcia Santana (Gestora Escolar); Ana Maria (Coordenadora Escolar), Assis Batista (Coordenador Escolar); Liliane Feitosa (Coordenadora de Estágio); Sonia Duarte (Secretária Escolar) e Janaína Fenelon (Assessora Administrativo-Financeiro).

Os Professores Diretores de Turma dos 3º anos são:

- Curso Técnico em Agronegócio: Professora Daiane Custódio Pereira;

- Curso Técnico em Edificações: Professora Patrícia Moreira de Alcantara;

- Curso Técnico em Finanças: Professora Cícera Silvana Nogueira dos Santos;

- E Curso Técnico em Redes de Computadores: Professor Flavio Araujo Diniz.

Os referidos cursos ainda contam com um professor coordenador e um professor orientador de estágio:

- Curso Técnico em Agronegócio:

Professora Coordenadora/Vanessa Oliveira Teles Simião;

Professor Orientador de Estágio/Juscelino Martins Costa Junior.

- Curso Técnico em Edificações:

Professor Coordenador/Francinaldo Lopes dos Santos;

Professora Orientadora de Estágio/Monalisa Vanderley Gonçalves.

- Curso Técnico em Finanças:

Professor Coordenador/Renan Diniz Araujo;

Professor Orientador de Estágio/José Adevanilton da Silva.

- E Curso Técnico em Redes de Computadores:

Professor Coordenador/Cláudio Luan Freire Façanha;

Professor Orientador de Estágio/Francisco Sandro Elias Porfírio.

Concluo esta matéria deixando uma frase aos estudantes das turmas de 3º ano que vão obter certificação do ensino médio e de uma formação técnica este ano: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!