09/10/2021

IV Conferência Municipal da Educação e I Conferência Municipal Popular da Educação |NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 09 de outubro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Com Informações da Secretaria da Educação de Nova Olinda-CE

As Conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.

A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Estas se dão em âmbito Municipal, Regional/Estadual e Nacional.

A CONAPE-Conferência Nacional Popular de Educação tem como tema:

“Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

E o lema é:

Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

A I Conferência Municipal Popular da Educação é organizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE): articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social.

A CONAE 2022 se volta para a temática - INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira na construção do PNE 2024–2034.

Já a IV Conferência Municipal da Educação ocorre a cada quatro anos e representa um espaço democrático, aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. O debate gira em torno principalmente da: BNCC; CURRÍCULO; EQUIDADE E QUALIDADE; e FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.

As Pré-Conferências realizadas no município de Nova Olinda-CE aconteceram na terça-feira (05) em 09 instituições de ensino:

pré-conferências

pontos de estudos por eixo

eixos Conae

EIXO I – PNE – Plano Nacional de Educação | 2024-2034

LOCAL:  Escola de Ensino Médio Integral Padre Luís Filgueiras

MEDIADORES: LAENE, mESSIAS

EIXO Ii – Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação;

LOCAL:  EEEP Wellington Belém de Figueiredo

MEDIADORAS: DAIANE, JANAINE

EIXO IiI – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

LOCAL:  Escola de Ensino Fundamental Avelino Feitosa

MEDIADOReS: JANIERICA, JOSÉ NETO

eixos Conape

EIXO I - DÉCADAS DE LUTAS E CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM XEQUE: O GOLPE, A PANDEMIA E OS RETROCESSOS NA AGENDA BRASILEIRA

LOCAL: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Reunidas Santo Expedito

MEDIADOReS: KÊNIA, vINICIUS

EIXO II - PNE, PLANOS DECENAIS, SNE, POLÍTICAS SETORIAIS E DIREITO À EDUCAÇÃO 

LOCAL:  CEI Josefa Matos Cordeiro de Carvalho

MEDIADORAS: PATRICIA, ANA CLEIDE

EIXO III – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS

LOCAL:  Escola de Ensino Fundamental Padre Cristiano Coelho

MEDIADORAS: SOCORRO ALENCAR, SHIRLEY

EIXO IV - VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE

LOCAL:  Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Ana Ferreira do Nascimento

MEDIADORAS: DAMIANA, VALESCA

EIXO V- GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

LOCAL:  Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Liberalino da Silva

MEDIADORAS: Eliene, Natália

EIXO VI - CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE NAÇÃO SOBERANA E DE ESTADO DEMOCRÁTICO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA VIDA, DOS DIREITOS SOCIAIS, DA EDUCAÇÃO E DO PNE

LOCAL:  Escola Educação Infantil e Ensino Fundamental 15 de Novembro

MEDIADORAS: FÁTIMA, THAYNÁ.

Sobre a organização dos Trabalhos

O FNE E O FNPE disponibilizam um documento/texto Base Referencial para os estudos e diálogos a partir de eixos. A partir dos eixos e sub eixos do Texto Base, surgem as propostas, que devem refletir a realidade de cada Estado/Região/Município.

Os relatores(as) escolhidos através de votação, irão à conferência municipal para apresentar as propostas de cada eixo. Eu tive a oportunidade de participar da pré-conferência realizada na EEEP Wellington Belém de Figueiredo juntamente com a gestão da nossa escola, alguns colegas professores, estudantes representantes das Turmas dos 1º, 2º e 3º anos, representante do Grêmio Estudantil e da Monitoria da Busca Ativa Escolar.

Eu, Professora Lucélia Muniz da França mais o Coordenador Escolar Francisco de Assis Batista fomos escolhidos por votação para sermos os relatores da nossa escola, a EEEP Wellington Belém de Figueiredo. O nosso Eixo de Estudo foi - EIXO II: UMA ESCOLA PARA O FUTURO: TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO.

Sobre a Conferência Municipal

Acontecerá no dia 18 de outubro 2021 e cada eixo terá dois relatores no evento para apresentação das propostas do seu eixo. Após apreciação do texto base do eixo, são levadas para debate final as emendas de cada grupo de estudo: ADITIVAS, SUBSTITUTIVAS ou SUPRESSIVAS, onde são apresentadas e discutidas para todos/es. Essas propostas aprovadas serão encaminhadas a Conferência Regional.

Um comentário:

  1. Muito gratificante esse momento de construção junto com toda comunidade escolar. Obrigada a escola por sua brilhante participação. Gratidão 🙏

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!