13/10/2021

Conheça o Projeto Social “Biblioteca Caminho do Conhecimento” do Sítio Latão em Santana do Cariri- CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 13 de outubro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @rlinosilva

Com Informações da Professora Renata Lino

Um livro me disse: "um país se faz com homens e livros". Essa expressão simples comporta uma verdade bonita e de grande relevância para a nossa realização enquanto educadores. Pisando no chão da escola há anos percebemos o quanto a atitude de ler é necessária para que o nosso aluno possua as condições de se manifestar socialmente.

A Biblioteca Caminho do Conhecimento é uma ação não governamental e se materializou após um encontro com os amigos Luiz Reginaldo, José Reginaldo e Francisco Martins que comportavam o mesmo desejo comum de ofertar para a nossa comunidade do Latão um projeto social em ação voluntária.

O nosso objetivo com esse trabalho é oportunizar para as crianças, jovens e adultos da nossa comunidade o contato com a leitura. Nessa perspectiva, eles devem ampliar a linguagem, preencher as suas curiosidades e questionar o mundo à sua volta. Sendo assim não há lugar mais perfeito do que uma biblioteca para essa viagem de acordos, regras e ampliações culturais.

Acreditamos que esse contato com os autores clássicos universais, autores nacionais e regionais, trarão para todos da comunidade um importante repertório sociocultural além de fortalecer também a aprendizagem dos estudantes na instituição escolar. A nossa língua é um código muito rico, então decifrar essas linguagens e fazer uso real   dessas muitas combinações é um grande privilégio.

As ações que realizamos até agora em prol do nosso projeto são: nos reunimos para a distribuição de atividades, acionamos amigos, universitários e profissionais para divulgação oral, sistematizamos o projeto escrito, criamos o nome da biblioteca, construímos o ambiente com uma reforma significativa, organizamos a planilha com os livros para compra adquirida, pesquisamos distribuidoras para compra, providenciamos a rede social Facebook para divulgação, encomendamos o imobiliário.

Já recebemos muitas doações de livros tanto didático como também literários. Temos como ações no momento, identificar os volumes dos livros com o nome da biblioteca, realizar o tombamento desses que já temos no acervo. Por fim, estamos aguardando a entrega de um precioso cordel do Francinaldo Dias exaltando a história do nosso planejamento. Ele é um dos que já colaborou com doações para o nosso acervo.

Esse processo de organização ainda segue com mais demandas. Para tanto ainda não chegamos nessas etapas.  Como se trata de ações voluntárias pretendemos contar com o apoio da comunidade. Para quem deseja nos ajudar nesse projeto e queira abraçar a nossa causa agradecemos. Esse é o nosso contato para doações: (88) 9 9796 7252 ou (88) 9 9818 5540. Utilizaremos também para acompanhamento do programa as redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp. Por favor, nos ajudem a divulgar!

Os idealizadores desse projeto social são: Marcia Lino, Luiz Reginaldo, José Reginaldo, Francisco Martins e Renata Lino. Todos são do Latão e desejam para a comunidade uma troca muito rica de culturas. Renata Lino e Marcia Lino estão como curadoras da proposta, Luiz Reginaldo e José Reginaldo assessoram na parte financeira e pedagógica. O Francisco Martins nos ofertou o prédio para que fosse reformado e assim nascer a biblioteca, além de nos ajudar com assistência técnica.

A inauguração do espaço está prevista para o mês de dezembro de 2021, tão logo tenhamos a data certa faremos a divulgação. Aguardem as novidades!!!

5 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto pela excelente iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela torcida! Será um prazer recebê-lo/la aqui. Venha nos visitar. Renata Lino

      Excluir
  2. Parabéns aos amigos filho do saudoso Sr. Raimundo Damião,as competentes professoras, Márcia e Renata Lino e a Chichico grande líder comunitário pela excelente iniciativa de criar essa Biblioteca Comunitária.
    Nós educadores somos sabedores da importância da leitura,e do despertar nas crianças,jovens e adultos a pratica pela leitura.
    Me coloco a disposição para doacão de livros.
    Abraço fraterno a todos.
    Desejo Muito Sucesso!
    Lucia Castro, pedagoga, professora, historiadora,culturalista,e membro da Academia Brasileira de Letras do Brasil Seccional Araripe-CE, cadeira 21 Patrono José Alves Batista - Potengi-CE



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia Castro, muito obrigada. Guardaremos as suas belas palavras como um incentivo para seguirmos a nossa luta. Será prazeroso te receber aqui. Venha nos visitar. Abraços! Renata Lino

      Excluir
  3. Lucia muito obrigado.

    Aceitamos doaçoes de livros sim, pode entrar em contato com a Renata ou a Márcia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!