12/04/2021

Biografia de MARIA FEITOSA DE ALENCAR PORFIRIO (Dona Marilia) Por Lilian Feitosa

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 12 de abril de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Por Lilian Feitosa

No ano de 1937 precisamente na data de 27 de julho, nasce a Senhora Maria Feitosa de Alencar Porfirio – Marilia, nesta cidade de Nova Olinda ainda distrito de Santana do Cariri,  filha de Avelino Alves Feitosa e Tomázia Pereira de Alencar sendo seus irmãos Laurênio Alves Feitosa e Francisca Feitosa de Alencar Sousa.  Desde cedo, Marilia demonstrava uma personalidade forte e marcante no seu objetivo de vida onde sempre foi notável seu protagonismo, liderança e amor por Nova Olinda.

Não cursou nenhuma faculdade tendo apenas o antigo ginásio e o muito que tem são frutos de estudo e trabalho que a sua época lhe ofereceu. Para ela a melhor faculdade é a vida, a dedicação, o amor, zelo e acontecimentos que marcam a trajetória da sua querida cidade Nova Olinda.

Podemos ainda, considerá-la um patrimônio vivo de fatos históricos, políticos, sociais, comunitários e religiosos do seu povo, sendo considerada por várias décadas uma dama de ferro por estar sempre ativa e empenhada no progresso de Nova Olinda. 

Aos 25 anos de idade casa-se com Antonio Porfirio Sobrinho e desse matrimônio tem sua única filha Lilian Feitosa.

No ano de 1977, foi eleita vereadora desse município tendo esse mandato duração de 6 anos, onde pode legalizar suas lutas em prol do desenvolvimento desta cidade. Entres muitas conquistas, Marilia conseguiu:

- Homenagear o primeiro Pároco de Nova Olinda Padre Cristiano Coelho, colocando o seu nome na primeira escola municipal de Nova Olinda;

- Implantar o cemitério do Sítio Gostoso;

- Conquistar em época de estiagem e seca junto ao governo estadual Virgílio Távora 250 vagas do projeto alimentício Bolsão da seca no ano 1980;

- Junto a antiga Ematerce, ajudou a desenvolver e organizar através do governo do estado e de José Murilo de Oliveira seu coordenador, vagas de trabalhos remunerados na sede e zona rural do município devido o período de estiagem e seca nos anos de 1980 e 1981;

- Conseguiu dá o título de cidadão nova-olindense a José Murilo de Oliveira, Francisco Amorim da Franca e a Padre Raimundo Araújo Silva;

- Colocar através de projeto o nome da Rua José Mauricio Pequeno nas proximidades do Bairro Cajueiros;

- Conseguiu junto ao governo do estado no ano de 1980, cinco contratos efetivos para seus conterrâneos no centro de saúde do município.

Estas são algumas conquistas da passagem de Marilia ao exercer e ocupar uma cadeira no plenário legislativo, sendo ainda na sua época de vereadora, secretaria da Câmara Municipal por dois anos.

Nesse mesmo período participava ativamente de congressos promovidos pela União dos Vereadores do Estado do Ceará em busca de informações e estratégias que pudessem servir com primazia a população nova-olindense.

Paralelo a seu mandato de vereadora, Marilia faz concurso para o Tribunal de Justiça do Ceará passando e se classificando ficando nessa missão durante 05 anos, cedendo sua vaga depois desse período, para sua irmã que também consegue se classificar e ser empossada no Cartório do 2º Ofício do Registro Civil de Nova Olinda.

Depois do seu mandato legislativo, ela ajuda seu irmão Laurênio Alves Feitosa a enfrentar avanços e dificuldades junto a Educação do município na escola CNEC-Campanha Nacional de Escolas da Comunidade por 10 anos.

Participa como membro atuante, na escala religiosa da CEB–Comunidade Eclesial de Base e CNBB–Confederação Nacional dos Bispos do Brasil não desfocando em momento algum do amor, história e valores do seu povo. 

Hoje com 83 anos, completados no mês de julho de 2020, fez e faz história nessa cidade, pois seu legado como filha da terra, como política, como história viva e cidadã atuante é amplo, conseguindo com sua ousadia se sobressair nas lutas comunitárias e sociais na maioria das vezes.

Por esse momento ela expressa um agradecimento todo especial a esta cidade, terminando com palavras de GRATIDÃO e dever cumprido no tocante a seu amor a sua amada terra Nova Olinda-CE.

Um comentário:

  1. À essa ilustre cidadã novaolindense, meus parabéns e desejo de vida longa.
    Que Deus á ilumine e derrame chuvas de bênçãos e que possa continuar destribuindo sabedoria em prol dos novaolindense.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!