09/02/2021

Tema da Redação do Vestibular da URCA 2020.2 é sobre fake news | EDUCAÇÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 09 de fevereiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Neste final de semana passado a Universidade Regional do Cariri-URCA realizou o Vestibular 2020.2 e a temática da redação foi “As notícias falsas ameaçam a vida e a cidadania na era da democracia digital”. Com o uso cada vez mais incessante das redes sociais e o acesso à Internet, as fake news se propagaram e deram margem a informação falsa, distorcida e a desinformação.

Com uma temática atual e pertinente, a Redação, ainda listava como elementos temáticos, palavras como - fake news; cidadania; direito à vida; internet; redes sociais.

De acordo com o texto motivador da Redação:

“Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira”.

Ainda no texto motivador era possível conferir alguns recortes de fake news que trouxeram sérias consequências, como:

“Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores”.

As pessoas que fizeram o vestibular deveriam produzir um texto dissertativo argumentativo, tendo como fonte o texto motivador, sobre o tema “As notícias falsas ameaçam a vida e a cidadania na era da democracia digital”.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!