terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Vila Mariana, o bairro preferido dos paulistanos

Imagem: Luciano Teixeira/Pixabay

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 12 de janeiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Por Agner Bruneti

Descubra os motivos que alimentam o grande amor dos paulistanos por este bairro tão querido!

Quem mora fora da capital do estado de São Paulo pode não saber deste fato, mas um dos bairros mais queridos dos paulistanos é a Vila Mariana. Não faltam opções gastronômicas, de lazer, de educação e de saúde na região.

Considerado um bairro nobre da capital de São Paulo, a Vila Mariana não só é próxima da Avenida Paulista, principal via da cidade, como também fica bem perto do Parque Ibirapuera e está na rota das principais linhas de transportes coletivos.

O aspecto visual da cidade também atrai imensamente tanto quem mora em São Paulo como também turistas brasileiros e de fora do país. Em Vila Mariana há muitas árvores e as ruas tranquilas e aconchegantes tornam a experiência de estar na região simplesmente maravilhosa.

É um bom local para morar, trabalhar e também estudar, pois abriga importantes instituições de ensino reconhecidas em todo o país, como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Belas Artes. No setor do ensino fundamental e médio, há ainda, por exemplo, o Colégio Bandeirantes perto do metrô Paraíso.

E tudo bem que talvez as casas para alugar na Vila Mariana estejam em valores um pouco acima dos praticados em outras regiões da capital paulista, no entanto por esses e outros fatores é possível a todos concordar que vale mesmo a pena morar nesta área tão nobre e luxuosa da cidade de São Paulo.

Popularidade de Vila Mariana entre os famosos

Muitos famosos que costumamos ver todos os dias nas novelas nasceram neste luxuoso bairro. Um exemplo é Fábio Assunção, ator de ascendência italiana que nasceu neste tradicionalíssimo bairro da zona Sul da capital paulista.

"A melhor recordação do bairro é de uma época em que, pequeno, podia brincar na rua. Eu brinquei muito fora de casa e tenho boas lembranças", declarou o artista de 49 anos de idade em entrevista à Istoé em 2012.

E mesmo as personalidades públicas que não nasceram em Vila Mariana gostam de visitar o bairro para passar um tempo de qualidade. A fim de comprovar isto, podemos citar o ator Gabriel Godoy, que já foi confirmado na segunda temporada da novela global Salve-se Quem Puder.

Em entrevista à revista Quem, o artista de 36 anos de idade disse: "sou cidadão Vila Mariana há quase 10 anos e posso dizer que, em São Paulo, sou bem bairrista. Gosto de resolver tudo por perto. Faço feira às sextas. Adoro ir à feira".

Por prezarem a segurança, tendo em vista que são pessoas públicas e facilmente reconhecidas nas multidões, a maioria dessas personalidades televisivas optam por morar em algum condominio na Vila Mariana que seja reservado e longe dos holofotes das câmeras dos paparazzi.

Popularidade de Vila Mariana nas redes sociais

Só no Instagram, uma das redes sociais mais populares da atualidade, é possível encontrar mais de meio milhão de publicações com a hashtag #vilamariana, que vão desde ótimas opções gastronômicas até eventos badalados do bairro.

Tatuadores, centros de beleza, pet shops, clínicas de estética e pratos gourmet para todos os gostos são apenas alguns dos assuntos presentes nas centenas de milhares de posts que são publicados a todo instante na rede social.

E, claro, também há muitas opções de apartamento à venda na Vila Mariana, pois, afinal de contas, já que é um bairro tão bom, já é de se esperar que seja tão atrativo por paulistanos de diversos cantos da capital que buscam ter uma vida de mais qualidade.

A seguir, veja a lista de alguns motivos pelos quais os paulistanos, famosos e anônimos, amam tanto este bairro.

Mobilidade em Vila Mariana

Desde que o metrô chegou na região, com a inauguração da estação da Vila Mariana, a 14 de setembro de 1974, que o desenvolvimento na área tem sido impulsionado. Quando inaugurado, o metrô circulava até o Jabaquara.

Atualmente, a estação cresceu, e além de ocupar uma área de 7.190 metros quadrados, e ter capacidade para 20 mil passageiros por hora de pico, dá aos habitantes de Vila Mariana acesso fácil para outras estações como Santa Cruz, Ana Rosa e Paraíso.

Como dito no início do texto, a Vila Mariana também é inclusa em várias linhas de ônibus municipais, o que torna ainda mais fácil a vida de qualquer pessoa que more até mesmo em bairros próximos e trabalhe em Vila Mariana ou vice-versa.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas têm procurado casas para alugar na Vila Mariana, pois é realmente algo fácil de constatar que o bairro é mesmo uma ótima opção para viver, locomover-se, trabalhar e também estudar.

Pólo Comercial em Vila Mariana

Apesar de ter, sim, muitos empreendimentos dos mais variados setores, e não deixar de ser considerada um cetro comercial importante para a zona sul da capita paulista, Vila Mariana continua a ser um bairro essencialmente residencial.

As ruas tranquilas, arborizadas e o grande número de famílias a viver na região comprovam este fato, ainda que Vila Mariana tenha uma grande quantidade de escritórios e empresas ao longo da sua extensão geográfica.

Algo comum de se ver são casas de condomínio na Vila Mariana, e em qualquer rua que esteja haverá pessoas a confirmar que a escolha de morar no bairro com certeza é uma escolha bastante acertada.

Localização privilegiada de Vila Mariana

Em relação ao fator "localização", Vila Mariana é sempre listada em ótimas posições nos rankings oficiais e não oficiais do Governo do estado de São Paulo. E não só porque é próxima à Avenida Paulista e ao Parque Ibirapuera, como já foi citado.

O bairro também possui acesso fácil a outras renomadas vias que conectam a Vila Mariana a outros locais da capital paulista, como as avenidas Vinte e Três de Maio, Brigadeiro Luiz Antônio e as ruas Domingo de Morais e Vergueiro.

É muito comum ver apartamento à venda na Vila Mariana e, bem perto do local, uma estação de metrô ou um ponto de ônibus de fácil acesso para os locais mais importantes da capital paulista.

Ou seja, o bairro é excelente tanto para paulistanos que buscam uma melhor qualidade de vida onde moram, como também para pessoas que estão vindo de outros estados morar na maior metrópole urbana brasileira da atualidade.

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e outros conteúdos de qualidade!

2 comentários:

  1. Boa tarde e uma ótima terça-feira à todos que fazem esse maravilhoso veículo de comunicação.
    Adorei rever parte da história da Vila Mariana, bairro que trabalhei por 21 anos nessa região, passando diariamente pelo pq. IBIRAPUERA E NA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, José Antonio! É sempre uma alegria encontrá-lo por aqui acompanhando as nossas matérias! Um abraço!

      Excluir

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!