01/01/2021

Retrospectiva 2020 do UBUNTU NOTÍCIAS | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de janeiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

“Feliz 2021! Que a gente continue cultivando bons sentimentos e perseguindo os sonhos que ainda não foram alcançados com uma dose extra de motivação!”

Começamos um novo ciclo com mais um ano! Seja bem-vindo 2021! E vamos fazer a Retrospectiva 2020 deste Portal de Comunicação – Ubuntu Notícias, fazendo uma análise dos principais acontecimentos veiculados aqui no ano passado.

Fechamos o ano com cerca de 2 milhões de acessos que com certeza serão alcançados em 2021. Um veículo de comunicação também acessado em outros países. Para além do Brasil também somos visitados nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, Ucrânia e Portugal, dentre outros países.

Utilizamos esta plataforma em formato de site para veicular as nossas matérias e também estamos presentes no Facebook, no YouTube e no Instagram. Dessas redes sociais temos maior alcance no Facebook onde somos acompanhados por um público composto por 64% de mulheres e 36% de homens.

Não posso negar a força da Literatura que se configurou na divulgação das poesias recebidas de alguns colaboradores como - Germá Martins (Tarrafas-CE), Jasmine Gonçalves (Campos Sales-CE), Meirinha Alencar (Nova Olinda-CE), Valdenia Belizario (Nova Olinda-CE), Ana Paula Belisario (Pequizeiro-TO), Antonio Hélio da Silva (Araripe-CE), Fátima Teles (Brejo Santo-CE), Reginaldo Venâncio (Altaneira-CE), Celina Campos (Nova Olinda-CE), Maria de Fátima Cordeiro (Nova Olinda-CE), Maria Salete Alves Cordeiro (Nova Olinda-CE), Manoel Neto (Salitre-CE), Vera Lima (Nova Olinda-CE) e José Roberto de Morais (Araripe-CE). Nossos poetas levaram versos e rimas as nossas vidas.

O contexto da pandemia guiou grande parte das matérias publicadas - a exemplo do boletim epidemiológico onde levamos esclarecimentos a população por meio das informações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde de Nova Olinda. O mais difícil mesmo foi lidar com as atitudes de algumas pessoas minimizando os efeitos da pandemia, uma fala e postura, reforçada pelas atitudes do Presidente Bolsonaro. Em meio a chamada “gripezinha”, pessoas sem usar máscara em público, famílias deram adeus e choraram a perda de seus entes queridos.

Infelizmente 07 nova-olindenses, perderam a luta para a Covid-19, conforme o último boletim epidemiológico veiculado no dia 18 de dezembro de 2020, de acordo com as informações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde de Nova Olinda-CE. O jornalismo do Cariri ficou de luto por Normando Sóracles também vitimado pela Covid-19.

No contexto nacional e internacional também demos adeus a escritores e artistas vitimados e não vitimados pela Covid-19, que deixaram a Cultura de luto. Em Nova Olinda demos adeus ao Mestre Elison Laurentino um dos ícones da nossa Cultura popular.

A Cultura foi um dos setores mais atingidos no período da pandemia da Covid-19 e o socorro veio através do subsídio ao setor cultural pela Lei Aldir Blanc. A Secretaria de Cultura de Nova Olinda emitiu edital público e concretizou a ação.

E a vida brotou em forma de união! O casal Dona Cilinha & Seu Fernando comemoram Bodas de Vinho com um matrimônio de 70 anos. Aqui também levamos o carinho e os parabéns a vários aniversariantes ao longo do ano.

A jovem Vitória Helen, do município de Antonina do Norte, conquistou o título de Miss Teen Beauty Worldwide 2020 no Peru. E a nova-olindense, Thais Amorim, ficou no TOP 10 do Concurso Nacional “A Mais Bela Gordinha do Brasil”.

Num formato já adaptado com algumas medidas preventivas para a Covid-19 aconteceram as Eleições 2020 e veiculamos os resultados dos municípios de Nova Olinda tendo como eleito pelo povo – Dr Ítalo Brito Alencar, em Altaneira - Dariomar Rodrigues e em Santana do Cariri – Dr Samuel.

Aqui também foram veiculadas várias campanhas sociais para arrecadação de alimentos, aquisição de medicamentos e exames, roupas e recursos para atender pessoas em vulnerabilidade social.

Abrimos as portas para divulgar as lives realizadas por artistas da nossa região como maneira de apoiá-los neste contexto pandêmico.

Projetos sociais ganharam força motivados pela ação de ativistas, educadores e estudantes – posso citar aqui como exemplo os projetos – Clube do Livro da Escola Campos Sales, Círculos de Leitura da Escola Wellington Belém de Figueiredo, Programa Sementes da Leitura por meio da Rádio Literária Carrapato, ações voltadas a Comunidade Surda (HQs, Teatro, Jogos Matemáticos) da URCA, Aliança Rebelde Podcast, Livro da História de Altaneira publicado pela Escola Santa Tereza, Projeto Trilharte da Escola Menezes Pimentel, Pets Cariri de Assaré-CE, Projeto Chico Triunfo de Potengi-CE.

E teve lançamento de livros – aqui quero destacar a Obra - A casa da memória de autoria do Escritor e Poeta Manoel Neto do município de Salitre-CE, a Plataforma Cordel Online lançada pela Secretaria de Cultura de Assaré-CE e o HQ "As Aventuras de Quarentino" de autoria de Adriano Evangelista com ilustrações de Álisson Flor. Assim como teve também uma série de indicações de filmes feitas pelos nossos leitores/seguidores que encheram nosso veículo de comunicação de muitas sugestões interessantes de filmes para ver durante a pandemia.

Para alertar sobre os efeitos da pandemia e conscientizar a população sobre a Covid-19, utilizamos a temática tanto em nossas matérias veiculadas diariamente, tanto quanto em nossas edições em vídeo. Numa das entrevistas em vídeo veiculamos o depoimento do Enfermeiro Luciano Moreira, atuante na linha de frente no Hospital Regional do Cariri e numa matéria veiculamos o depoimento da Enfermeira Filomena Barbosa de Alencar que trabalha no Hospital Antonio Roseno de Matos do município de Antonina do Norte.

Ainda em março, pouco antes do governo do estado anunciar os decretos de isolamento social da pandemia, gravamos em nossas edições em vídeo uma entrevista com a Enfermeira Hayanna Alencar, já alertando a população sobre as medidas preventivas contra a Covid-19. Daí começamos o home office e nossas edições começaram a serem gravadas à distância, em casa, não deixando de veicular nossas edições semanais em vídeo.

Destaco aqui as edições gravadas com líderes religiosos levando uma mensagem de fé e esperança durante a pandemia como também uma edição musical gravada com artistas regionais para levar alegria até os lares. No aniversário de emancipação do nosso município, Nova Olinda, foi veiculado vários depoimentos de felicitações ao município.  

Sobre as nossas edições em vídeos abrimos as cortinas de 2020 com a altaneirense, Josyanne Gomes – Cientista Social e Antropóloga e fechamos com o santanense, Allan Seixas – Redator na Rede Globo.

Fechamos dezembro com a cor verde ao laçar a “Campanha Dezembro Verde”, contra o abandono de animais. Divulgamos 43 pets (12 gatos e 31 cachorros) com seus tutores incentivando a adoção de animais abandonados e mostrando a alegria de quem escolheu ter um pet em sua vida. Recebemos colaborações dos Estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

Aproveito para agradecer aos nossos Patrocinadores/Colaboradores por divulgarem/apoiarem tanto o nosso site como as nossas edições em vídeo. São Profissionais e Empresas que apoiam esta iniciativa de cunho Educacional/Cultural e ainda divulgam seus serviços e produtos. Minha gratidão! 

Concluo esta retrospectiva pedindo as bênçãos de Nossa Senhora da Penha para que interceda junto a nosso Senhor Jesus Cristo por todos! A mesma foi homenageada com uma estátua de 26 metros de altura no município de Campos Sales, sendo o 4º maior monumento do Estado do Ceará, ficando atrás apenas das imagens de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, São Francisco das Chagas, em Canindé, e de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!