quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Ensino Remoto/Híbrido no contexto da Educação cearense | EDUCAÇÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de janeiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Via Informações da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio-Cogem do Estado do Ceará para as escolas da rede estadual de ensino

CONTEXTUALIZAÇÃO

“Em decorrência da pandemia, o ensino remoto se tornou a principal alternativa para as instituições educacionais de todos os níveis de ensino, de todo o mundo, caracterizando-se como uma mudança temporária em circunstâncias de crise.” (RONDINI, 2020, v. 10, p.41)

ENSINO REMOTO

“O intuito do ensino remoto não é estruturar um ecossistema educacional robusto, mas ofertar acesso aos conteúdos curriculares que seriam desenvolvidos presencialmente.” (RONDINI, 2020, v. 10, p.41)

ENSINO REMOTO/HÍBRIDO

O conceito de ensino remoto/híbrido vai além do uso de tecnologias digitais, porque favorece a adoção de diferentes experiências de aprendizagem às/aos estudantes, com atividades que podem acontecer no espaço escolar ou não, de acordo com os princípios da equidade e da inclusão. (SEDUC, 2021)

ENSINO HÍBRIDO

EDUCAÇÃO HÍBRIDA - Quais princípios compartilhamos?

GESTÃO HÍBRIDA - Que escolhas fazemos para implementá-los?

ENSINO HÍBRIDO - Como formamos as/os profissionais e as/os estudantes?

PREMISSAS

O processo de ensino e de aprendizagem é híbrido porque ensinar e aprender podem ocorrer de inúmeras formas, em todos os momentos e em múltiplos espaços.

A proposta curricular é híbrida quando dá ênfase a competências cognitivas e socioemocionais.

A articulação entre áreas do conhecimento é híbrida, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo.

As práticas pedagógicas são híbridas quando há equilíbrio entre as aprendizagens individual e cooperativa, respeitando o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada estudante.

Híbrido = composto por elementos diferentes

O ensino é híbrido quando integra ensino presencial e remoto, aliando tempos, espaços, tecnologias digitais e outros recursos.

Como será a organização do processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto/híbrido na rede estadual do Ceará?

DIRETRIZES 2021

- Organização Curricular:

- Componentes curriculares ou áreas do conhecimento;

- Plano de Execução Curricular – PEC;

- Continuum Curricular;

- Avaliação formativa e Recuperação das aprendizagens.

CONTINUUM CURRICULAR

A adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola.

- ANÁLISE DA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS

- DEFINIÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS

- ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

- ELABORAÇÃO DO PEC

- RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

ORGANIZAÇÃO DO REMOTO/HÍBRIDO

Frequência

Enquanto durar a necessidade de ensino remoto/híbrido, será entendido que a frequência dos estudantes equivalerá à execução/cumprimento/entrega de atividades que levarão em consideração o tempo para sua realização e o nível de complexidade.

Nesse contexto, a carga horária de cada componente curricular não terá relação com o tempo de aula convencional de 50 minutos e passa a considerar o tempo definido no Plano de Execução Curricular (PEC) para cada atividade realizada pela/o estudante.

Tempo presencial e tempo remoto:

- A participação das/os estudantes nas atividades presenciais é facultativa.

- A realização das atividades remotas não é facultativa.

- Sugere-se que os estabelecimentos de ensino organizem agendamentos para os momentos presenciais.

A organização da carga horária semanal de cada professora/or deverá prever tempo para o acompanhamento às/aos estudantes nos estudos remotos, nos ambientes virtuais de aprendizagem. A realização das atividades pedagógicas no contexto do ensino híbrido, dentre outras estratégias de interação poderão ser assessoradas pelas/os profissionais de Apoio aos Estudantes.

Via Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional e Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio - Cogem

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!