quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Continuum Curricular Possibilidades e Desafios | JORNADA PEDAGÓGICA DO ESTADO DO CEARÁ

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de janeiro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Via Informações da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio-Cogem do Estado do Ceará para as escolas da rede estadual de ensino

SOBRE A BASE LEGAL

Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020

Dos Direitos e Objetivos de Aprendizagem

[...] A principal finalidade do processo educativo é o atendimento dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa educacional que estão expressos por meio das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desdobradas nos currículos e propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino de Educação Básica ou pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Lei nº 14.040, 18 de agosto de 2020

§ 3º Para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a integralização da carga horária mínima do ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei poderá ser feita no ano subsequente, inclusive por meio da adoção de um continuum de 2 (duas) séries ou anos escolares, observadas as diretrizes nacionais editadas pelo CNE, a BNCC e as normas dos respectivos sistemas de ensino.

SOBRE O CONCEITO

Parecer CEE nº 299, 10 de novembro de 2020

Entende-se por continuum curricular a flexibilização do currículo, com a readequação, no ano subsequente, de seus conteúdos e respectivas avaliações, para cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos na BNCC.

SOBRE A PRIORIZAÇÃO CURRICULAR

Parecer CEE nº 299, 10 de novembro de 2020

Para adoção do continuum curricular, deverão ser priorizados os objetos do conhecimento (conteúdos curriculares) necessários para prosseguimento no ano.

É o conjunto de objetos do conhecimento de cada ano/série que os estudantes não podem deixar de ver no ensino médio.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular

DCRC - Documento Curricular Referencial do Ceará

MCB - Matriz de Conhecimentos Básicos

PEC - Plano de Execução Curricular

SOBRE OS PRÉ-REQUISITOS

Conjunto de objetos do conhecimento essenciais, identificados pela/o professora/or, para que a/o estudante consiga avançar na aprendizagem do/da ano/série seguinte.

Os pré-requisitos são importantes para nortear a elaboração da avaliação diagnóstica.

SOBRE O PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR

O Plano de Execução Curricular (PEC) é o instrumento pedagógico que reúne os objetos do conhecimento priorizados pela/o professor, após a avaliação diagnóstica, e que visa institucionalizar a correspondência das atividades remotas/híbridas e a carga horária de cada componente curricular/área do conhecimento.

SOBRE A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação diagnóstica identifica as lacunas de aprendizagem para nortear as intervenções a serem realizadas no decorrer do percurso pedagógico e a elaboração do PEC, promovendo, assim, a recuperação das aprendizagens.

ETAPAS DO CONTINUUM CURRICULAR

1- ANÁLISE DA MATRIZ DE CONHECIMENTOS BÁSICOS

2 - DEFINIÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS

3 - ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

4 - ELABORAÇÃO DO PEC

5 - RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Via Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional e Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio-Cogem

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!