07/09/2020

II Encontro Mulherio das Letras Portugal 2020 – Virtual

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de setembro de 2020

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

“Sabe aquela placa de ‘Meninas não entram’ do Clube do Bolinha? 

Minha vontade era escrever como slogan do Mulherio: ‘Meninos entram. 

Mas para escutar’” Maria Valéria Rezende

Durante quatro dias, mais de 270 Mulheres envolvidas no universo da escrita, que contribuem para o fortalecimento da literatura em língua portuguesa, o empoderamento feminino ou causas sociais, em Portugal, Cabo Verde, Angola, Brasil, Cabo Verde, Angola, Bélgica, Alemanha, França, Espanha, Itália, Luxemburgo, Suíça, Londres, Irlanda, Dinamarca, Croácia, Estados Unidos, entre outros países, estarão conectadas, de forma colaborativa no II Encontro Mulherio Portugal 2020 - Virtual.

O evento acontecerá com LIVES e VÍDEOS no Facebook e Youtube - Mulherio das Letras Portugal e In-Finita , com convidadas a participarem da sala virtual de diálogos. A programação é mesclada com diversos painéis de temas variados, interações musicais, tertúlia, saraus, depoimentos, leituras em vídeos, além do lançamento da coletânea Mulherio das Letras 2020 e de livros coletivos e individuais.

Como a ideia é despertar a atenção para a sororidade e para as diversas vozes da mulher na sociedade, muitas convidadas participam de outros movimentos literários que se seguiram em desdobramentos do pioneiro Mulherio das Letras. Estamos todas unidas por uma única causa, que é enraizar a mulher como ser pró-ativo, pensante, criador e em igualdade
II Encontro Mulherio das Letras Portugal VIRTUAL fará uma homenagem às mulheres que destacaram-se na literatura e na cultura luso-brasileira, entre elas, Alice Vieira (celebrando 40 anos de vida profissional), Teolinda Gérsão e Maria de Lourdes Hortas (pelo contributo literário luso-brasileiro), Maria Valéria Rezende (pelo contributo literário e social, além de idealizadora do Movimento Mulherio das Letras), Laura Areias, portuguesa erradicada em Recife, falecida em 2019, com mais de 45 livros publicados.

E também, Clarice Lispector e Amália Rodrigues pelos seus 100 anos de nascimento, simultaneamente, comemorados em 2020. Haverá um tributo a Olga Savary (escritora e poeta) e a todas as vítimas do coronavírus.

Acompanhe a programação.

Divulgue, acompanhe, participe de toda a programação com seus comentários nas LIVES e VÍDEOS!

FACEBOOK:

Mulherio das Letras Portugal

YOUTUBE

Saiba um pouco mais:

II Encontro Mulherio das Letras Portugal, previsto para maio de 2020 no Palácio Baldaya (Centro Cultural em Benfica – Lisboa) estava organizado com seis meses de antecedência e já contava com a confirmação de mais de 60 escritoras lusófonas espalhadas entre o Brasil e a Europa, além de uma tertúlia e exposição em homenagem aos 40 anos de profissão da escritora portuguesa Alice Vieira, organizadas por Retratos Contatos. Com a inesperada pandemia (covid-19), o evento foi adiado para maio de 2021.

Adriana Mayrinck, produtora cultural e editoria da In-Finita, além de responsável pelo Movimento em Portugal e organizadora dos Encontros anuais, entre outras iniciativas, agendou o lançamento virtual para setembro. Em tempos de quarentena começou a promover iniciativas para manter todas as 234 participantes integradas. São autoras que escrevem em língua portuguesa e participam de vários movimentos literários e sociais, que vivem em Portugal, Cabo Verde, Angola, Brasil, Bélgica, França, Suíça, Itália, Alemanha, Espanha, Londres, Luxemburgo, Croácia, Dinamarca, Irlanda e até Estados Unidos. E teve a ideia de promove o encontro Virtual, acrescentando mais três dias na programação. Devido às incertezas, acredita que ainda não será possível o encontro presencial no próximo ano.

Informações

E-mail: mulheriodasletrasportugal@gmail.com 

Organização: Adriana Mayrinck

Assistente de produção: Julia Mayrinck

Produção e divulgação: In-Finita 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!