01/08/2020

Amamentar é amar a si e a seu filho Por Drª Alexia França | 1º DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de agosto de 2020

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick_

Por Alexia França*

* Acadêmica do 9° semestre de Medicina na Universidade Federal do Cariri-UFCA; Coordenadora discente da Liga de Cirurgia do Cariri da UFCA; Membro do grupo de pesquisa de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFCA

O leite humano é o principal alimento de uma criança até os seus dois anos de idade, sendo exclusivo até os 6 meses. O que isso significa? Que não há necessidade de oferecer água, chás, sucos ou outros tipos de alimentos, tendo em vista que o leite materno já possui tudo que é necessário, e nas proporções corretas, para o desenvolvimento de uma criança. Somente após os 6 primeiros meses de vida é que podemos iniciar a alimentação complementar.

Além do fator nutricional, inúmeros outros benefícios estão associados à prática da amamentação:

BENEFÍCIOS PARA A MÃE

- Amamentar “sai mais barato”

Isso mesmo! Todos nós sabemos que a chegada de uma criança exige um novo planejamento financeiro familiar. Dessa forma, famílias de baixa renda podem encontrar dificuldades para compra de fórmulas infantis, gás de cozinha e mamadeiras. Além disso, a criança que tiver o seu aleitamento interrompido de maneira precoce irá apresentar maior susceptibilidade a doenças, tonando os gastos com consultas médicas e medicamentos bastante dispendiosos.

- Prevenção contra o câncer de mama, ovário e endométrio

A cada 12 meses em que uma mãe passa amamentando seu filho, a chance de desenvolver câncer de mama tornar-se menor (queda de 4,3%). Ademais, outros tipos de cânceres ginecológicos, como ovário e endométrio, apresentam seus números de casos reduzidos na população de mulheres que amamentaram durante a vida.

- Recuperação pós-parto

O aleitamento materno acelera a recuperação da mulher no pós-parto, reduzindo sangramentos pós-parto e auxiliando no retorno do útero ao seu tamanho normal. Tudo isso ocorre devido a liberação de Ocitocina durante o ato da amamentação.

- Método anticoncepcional

O aleitamento materno é um excelente método anticoncepcional. Prolonga o tempo entre as gestações, o que permite fornecer tempo de recuperação à mãe e adequado desenvolvimento infantil.

- Amamentar é sinônimo de saúde

Diversos estudos indicam que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolver osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e colesterol alto.

BENEFÍCIOS PARA A CRIANÇA

- O melhor alimento

O leite humano possui todos os nutrientes essenciais para o completo desenvolvimento e crescimento da criança. De fácil digestão, é capaz de suprir sozinho todas as necessidades nutricionais dos primeiros 6 meses, tornando-se importante fonte de proteínas, gorduras e vitaminas nos meses seguintes até os 2 anos de vida.

- Criança mais inteligente

A maioria dos estudos demonstram que crianças amamentadas apresentam desenvolvimento cognitivo superior quando comparadas com crianças não amamentadas.

- Amamentar, novamente, como sinônimo de saúde

Amamentar uma criança significa que ela apresentará menos casos de cólicas, diarreias, infecções respiratórias ou alergias. Tal proteção também demonstra benefícios a longo prazo, como redução do risco de hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.

BENEFÍCIOS PARA AMBOS

O ato da amamentação é de fato singular. A mãe experimenta sensações de confiança e controle, enquanto a criança sente-se protegida e amada. Instaura-se uma aura com significado de amor e cuidado, o que acaba por estabelecer laços cada vez mais fortes entre mãe e filho.

Diante disso, amamentar é muito mais do que um simples ato de nutrição, pois envolve o fortalecimento da relação do vínculo mãe-filho, além de englobar repercussões benéficas na saúde de ambos. Amamentar é amar a si e a seu filho!


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!