02/07/2020

Preparação para o Enem continua durante período de férias com programação online

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 02 de julho de 2020
Via Seduc
Quem está focado na busca por uma vaga no curso desejado no Ensino Superior sabe da importância de manter o ritmo dos estudos, mesmo durante o período das férias escolares. Sabendo da importância de reforçar a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação (Seduc) promove a 5ª edição do “Enem Não Tira Férias”, com uma série de atividades voltadas aos alunos que participarão do certame, entre os dias 6 e 31 de julho.

Em 2020, devido à necessidade de distanciamento social, a programação será realizada de forma virtual, com aulões online em formato de lives e webinars, contemplando as quatro áreas de conhecimento abordadas no Exame.
O lançamento da ação será nesta sexta-feira (3), às 16h, em webinar transmitida ao vivo, com a presença de estudantes da 3ª série do Ensino Médio e de um ex-aluno da rede estadual que hoje cursa o Ensino Superior. O diálogo será mediado pelo secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes. A iniciativa ocorre em parceria com a Organização Educacional Farias Brito e a Fundação Demócrito Rocha, fazendo parte da agenda da Conexão Seduc.
Semanalmente, às quartas-feiras, serão lançados dois temas de redação com o intuito de estimular a prática da escrita entre os alunos, de forma que possam desenvolver a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico, habilidades fundamentais para o bom desempenho na prova.

Ao longo dos anos, a medida tem se mostrado uma ferramenta capaz de atrelar estudos e lazer por meio de aulas dinâmicas e direcionadas. Todos os estudantes da rede pública estadual de ensino e demais interessados poderão participar da programação online, tendo a oportunidade de fortalecer o planejamento de estudos, aperfeiçoar as estratégias de aprendizagem e ampliar o repertório de conhecimentos.

O Enem Não Tira Férias, desde 2016, faz parte de um conjunto de ações do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, que acontece durante todo o ano letivo em sete etapas: (1) documentação – garantir que os alunos da 3ª série e EJA do Ensino Médio possuam os documentos (RG e CPF) ; (2) isenção de taxa – obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede; (3) inscrição – assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do Ensino Médio inscritos no Enem; (4) motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes; (6) #enemvou2dias – incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas e (7) ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!