28/07/2020

Neste Dia do Agricultor a nossa homenagem a Dona Bastinha e Seu Zé Arthur | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de julho de 2020
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick_
No dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor, data instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país.

Num momento em que a Natureza clama por uma produção sustentável fazemos uma homenagem especial ao casal de agricultores nova-olindenses, Dona Bastinha e Seu Zé Arthur. Eles são moradores do Sítio Tabuleiro localizado em nosso município. Em 1995, participaram de um encontro onde ouviram sobre uma experiência de plantar sem brocar e sem queimar.

Foi então que adotaram a prática da Agrofloresta e tornaram-se exemplos ao praticarem uma experiência de cultivar sem agredir o meio ambiente. O tempo que levou para recuperar o solo da plantação desgastado pelas queimadas e pelo uso de agrotóxicos foi compensado pelas primeiras colheitas.
Seu Zé Arthur realiza em sua área podas anuais para deixar a luz passar. Ensina que a diversificação é a prática que permitirá ter produtos variados o ano inteiro. A folhagem das podas é deixada sobre o solo para virar adubo, aumentar a umidade e proteger a terra. Na propriedade são encontrados: caju, mamão, graviola, acerola, banana, tomate, andu e muitas outras plantas além do cultivo do milho, do feijão, por exemplo.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!