21/06/2020

Série de Webinários destaca que guias turísticos do Piauí e de outros estados do Nordeste estão se reinventando na crise provocada pela pandemia

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de junho de 2020
Com Informações de Marta Alencar de Teresina-PI do Projeto de Turismo Rota do Carcará
Um dos setores mais afetados com a pandemia é o setor turístico no Brasil. No Nordeste, o segmento representa cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Mas com a pandemia do novo coronavírus a queda no PIB foi enorme e significativa, principalmente para o interior do Nordeste. Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a entidade calcula que o setor já perdeu R$ 62 bilhões desde 11 de março e deve destruir 300 mil postos de trabalho.

Embora o cenário seja de perdas, há esperança da retomada de atividades comerciais em vários estados do Nordeste. No Piauí, por exemplo, já estão retomando suas atividades comerciais, que atuam em suas comunidades.

Diante desse cenário, o projeto Rota do Carcará, que enaltece um roteiro turístico em 5 estados brasileiros por destinos de ecoturismo, culturais, gastronômicos e religiosos, ressalta que o turismo local terá grandes oportunidades de negócios mesmo com os efeitos da pandemia. Para falar sobre os desafios do setor e as novas oportunidades que irão surgir durante e após a pandemia, a Rota do Carcará apresenta uma série de Webinários para os meses de junho e julho, onde reunirá representantes e agentes de turismo do Ceará (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri), Piauí (Teresina, Oeiras, Floriano, Pedro II, Amarante e Serra da Capivara), Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina).

O primeiro Webinário será realizado no dia 24 de junho, às 17h, e será feito na plataforma de videoconferência Zoom. A previsão de duração é de 1h com os agentes políticos e de receptivo das comunidades cearenses: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Sendo eles: Deborah de Alencar (Senac Cariri) e o secretário de turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa.

Para Deborah de Alencar, guia de turismo e instrutora de turismo no Senac Cariri, a oportunidade de participar de uma série como essa é válida e muito importante para animar os profissionais e representantes do segmento.

“Falar sobre turismo e os potenciais turísticos é a oportunidade de todos se reinventarem, pois o Webinário da Rota do Carcará nos dará a oportunidade de discutirmos novas estratégias juntos e assim um ajudar o outro, buscando novos e maravilhosos caminhos. Sem deixar de analisar formas criativas e seguras para o retorno das atividades”, declarou Deborah.
Os próximos Webinários serão realizados na seguinte ordem e com as seguintes comunidades:
- 01 de Julho: Teresina;
- 08 de Julho: Vale do Rio São Francisco;
- 15 de Julho: Nova Olinda e Santana do Cariri;
- 22 de Julho: Oeiras, Pedro II, Amarante, Serra da Capivara e Floriano.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!