17/06/2020

EEM Santa Tereza publica seu primeiro livro sobre a história de Altaneira

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de junho de 2020
Com Informações do Blog da EEM Santa Tereza
Apesar de toda turbulência causada pelos efeitos da pandemia do coronavírus, o ano de 2020 torna-se histórico para a EEM Santa Tereza com a publicação de seu primeiro livro, inscrito na Biblioteca Nacional com ISBN 978-65-80097-56-2, sobre a História de Altaneira.

Intitulado de Altaneira no Tempo e no Espaço: Uma Análise Histórico-Geográfica, o livro nasce de um projeto homônimo, que tinha como um dos principais objetivos, aprofundar o conhecimento histórico e geográfico sobre o referido município. Trabalhado entre 2018 e 2019, foi publicado pela editora Jogo de Palavras e produzido através de financiamento oriundo de Edital SEDUC: A Minha Escola é da Comunidade, sendo cotado por R$ 2.850,00.
Para isso, o projeto foi dividido em etapas, a primeira foi a preparação dos alunos para a pesquisa, a partir da realização de uma oficina de História Oral, ministrada pelo professor Luis Júnior. A segunda etapa se deu na escolha dos entrevistados e formulação das perguntas, para então partir para a terceira etapa, a realização das entrevistas. Foram entrevistados historiadores, ex-prefeitos, ex-vereadores e alguns cidadãos que foram contemporâneos de determinados momentos históricos de Altaneira. 

Ainda na pesquisa de campo, foi elaborada um questionário por amostragem que tratava sobre o conhecimento que a população tinha acerca dos aspectos históricos e geográficos do município. Após a pesquisa foram realizadas aulas de campo com os alunos para então partir para a última etapa que culminou com a construção do livro, que foi a sistematização dos dados obtidos na pesquisa.

O projeto Altaneira no Tempo e no Espaço: Uma análise histórico-geográfica, foi apresentado nos anos de 2018 e 2019 nas feiras de ciências Local e Regional (CREDE 18), tendo obtido a nota 970  na avaliação dos jurados, na Feira de Ciências Regional em 2019.

O livro tem como autores os Professores Luis Junior, Reginaldo Venâncio, Tereza Darciene e Vinícius Freire e conta como colaboradores ex-alunos da escola.

Em função das restrições de distanciamento social, a apresentação do livro à comunidade escolar e o lançamento oficial será adiado para o segundo semestre de 2020, tão logo seja possível o retorno das atividades presenciais.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!