17/06/2020

Cuidados e Responsabilidades no uso da Internet | PRODUÇÃO AUDIOVISUAL dos alunos da Escola Profissional de Nova Olinda

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de junho de 2020
Hoje eu quero compartilhar com vocês esta produção audiovisual sobre os “Cuidados e Responsabilidades no uso da Internet” como resultado do conteúdo estudado no 2º período da Disciplina de Informática Básica na qual sou professora da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo localizada em Nova Olinda-CE.
Através do Manual #InternetComResponsa que foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estudamos neste período os Cuidados e Responsabilidades no uso da Internet.

A produção audiovisual é uma forma de chamar a atenção sobre esses cuidados e responsabilidades no uso da Internet, uma vez que determinadas ações podem se configurar como crimes.
A seguir os alunos que participaram contribuindo com a produção:
Ana Cláudia Misael de Sousa;
Antonio Alexandre da Silva Filho;
Carlos Eduardo Macêdo Souza;
David Beckhan dos Santos Rodrigues;
Gabriella Leite da Silva;
Jesus Ludson Gomes de Lima;
Letícia Aparecida de Freitas Silva;
Thathyane Alves Pereira da Silva;
Professora Lucélia Muniz.

“Se as pessoas tivessem na Internet, um comportamento parecido com o que têm no contato diário com outras pessoas, baseado em ética, respeito, honestidade, tolerância, empatia, responsabilidade, dentre outros, evitariam muitos problemas”.

Um dos crimes praticados por meio da Internet, por exemplo, é o Cyberbullying que é algo muito grave e caracteriza-se por intimidar, pela Internet, outra pessoa, com insultos e apelidos pejorativos, colocando-a em isolamento, excluindo-a ou diferenciando-a dos outros.

Infelizmente o Racismo também é praticado na Internet e não podemos esquecer que se trata de uma forma preconceituosa e ignorante de fazer diferença entre as pessoas, por exemplo, pela sua raça, cor da pele ou características físicas, tratando de forma diferente ou de forma depreciativa negros, indígenas, orientais, brancos, dentre outros.

Outro crime também praticado na Internet por meio das redes sociais é o discurso de ódio que pode ocorrer através da postagem de conteúdo carregado de raiva, repulsa e impregnado com rancor focado diretamente para um grupo social específico, caracterizado por cor da pele, religião, opinião política, gênero, deficiência física, dentre outras.

Lembrando também do Plágio que corresponde à cópia NÃO autorizada de algumas informações ou obras, textos, ilustrações, composições musicais, programas de computador, entre outros, e é considerado crime, no Brasil.

Comentários e postagens realizados nas Redes Sociais devem ser feitos com consciência e responsabilidade. “A Internet não é uma terra sem Lei”.
É muito importante que a nossa interação na Internet, principalmente por meio das redes sociais, aconteça com segurança, privacidade e ética, no mundo virtual, garantindo sempre um final feliz em nossas conexões.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!