15/05/2020

Escritor Germá Martins tem poema CLASSIFICADO na III Mostra Poemas para Maria | ALB/SECCIONAL ARARIPE-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 15 de maio de 2020
A Prefeitura de Juazeiro do Norte-CE, através da Secretaria de Cultura por meio da Biblioteca Pública Municipal, lançará esta semana no perfil do Instagram @culturajuazeiro o livreto que reúne a coletânea de poemas selecionados via edital para a III Mostra Poemas para Maria.

A lista que traz os autores e títulos vencedores do concurso já foi publicada no Diário Oficial do Município e o livreto ganhará agora o formato e-book, sendo posteriormente disponibilizado na plataforma digital.

A iniciativa é da Biblioteca Pública Municipal e faz parte do Projeto Juazeiro Cidade Leitora, política pública do município voltada a estimular o interesse, a busca e acesso da população à leitura.

O lançamento será realizado em um recital on-line, diante da atual situação de emergência em saúde, ocasionada pela pandemia da COVID 19. Já a premiação e entrega física do material aos autores, escolas e bibliotecas será adiada para quando estiverem normalizadas as atividades, após ser decretado o término do isolamento social.

As obras integram o acervo da III Mostra Poemas para Maria que nesta edição traz o tema Cultura, Patrimônio e Religiosidade. A realização chega ao terceiro ano homenageando a Beata Maria de Araújo, que ao lado de Padre Cícero vivenciou o fenômeno do Milagre de Juazeiro.

Ao todo serão publicados 12 poemas: A Santa Beata de Juazeiro, de Antônio Hamilton Macedo; Mãos que curam, Marias que curam, de Ana Cláudia Emidio da Silva; Coisas perenes, de Gabriel Ferbat; Maria de Araújo,  de Marcos Aurélio Rodrigues; Místicas preces, de Cícero de Émerson do Nascimento Cardoso; Nossa cidade privilegiada, de Daniely dos Santos Basílio; O Norte do Juazeiro, de José André de Andrade; O Pêlo de sua tez, de Álisson Flor; Eterna Araújo, de Maria de Lourdes Teixeira; Bendita Maria, de Cicero Batista Gomes Lucio; Quem é esta Maria?, de Vivianne Brasileiro; e Reflexo, de Germá Martins.
O Escritor Germá Martins é natural do município de Tarrafas-CE e membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. Segue o poema escrito pelo mesmo e classificado neste certame literário.
REFLEXO
A grandeza de uma terra
Está na sua cultura,
Nas tradições populares
Que resistem com bravura,
Criando uma identidade
De uma grande sociedade
Para a geração futura.

A cultura é o patrimônio
De toda a humanidade,
Pois nela está presente
Toda nossa diversidade
Do erudito ao popular
Tem o dom de transformar
A nossa realidade.

Ceará, terra da luz
Da cultura a devoção
No sertão, o Conselheiro
No Cariri, o Caldeirão
Tem a Beata Maria
Além da grande romaria
À Padre Cícero Romão.

Juazeiro, terra da fé
De esperança e resistência,
Um patrimônio cultural
De valor e referência
Na fé, tradição e romaria
Com a Beata Maria,
A santa da obediência.

Essa cultura divina
Que brotou em Juazeiro
Com o Padre e a Beata
Em um ato milagreiro
Chamou muito atenção
E já virou uma tradição
Da cultura do romeiro.

Isso tudo é um reflexo
Que devemos preservar
Todo nosso patrimônio
Da cultura popular,
Cariri é o Nordeste
Valente e cabra da peste
Dentro do meu Ceará.
Germá Martins

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!