sexta-feira, 24 de abril de 2020

Filme O Quinze | Indicação de Francildo Pedro

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 24 de abril de 2020
25 de maio de 2007 / 1h 40min / Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE

1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia (Maria Fernanda Meirelles), no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.

Trailer

2 comentários:

  1. Lucélia, Congratulações! Tens realizado um ótimo trabalho de divulgação literária, cultural e de informação. O Quinze é um dos melhores romances da literatura nacional. Uma obra espelhada na seca que predominou no Ceará em 1915, narrada em forma de ficção pela escritora Rachel de Queiroz, testemunha ocular desse período de sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Em especial esta é uma contribuição do amigo Francildo Pedro. Dei a sugestão das pessoas indicarem filmes e temos tido um resultado muito interessante! Que bom que está gostando das indicações! Um abraço!

    ResponderExcluir

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.