07/02/2020

NEUROEMPREENDEDORISMO - A ARTE DE VER OPORTUNIDADES PARA ABERTURA DE EMPRESAS NO MERCADO por Cláudio De Musacchio

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 07 de fevereiro de 2020
Por Cláudio De Musacchio – Cientista do Comportamento Organizacional
Projeto do meu amigo Walter Nunes da UFMA, como tese de doutoramento na UFRGS. A ideia foi estudar como o cérebro reconhece oportunidades de negócios nas coisas que observamos durante o dia a dia.

Para isso, ele desenvolveu uma metodologia para que os estudantes construam pensamento empreendedor, focado em abertura de negócios. Já que a maioria deles, se preparam para o mercado de trabalho como empregados.

Uma parte desta cultura advém do modelo de ensino voltado para a ocupação nas fábricas, nos tempos da industrialização. Os conteúdos e a metodologia utilizada pelos docentes eram ricos em exemplos de trabalhadores operacionais no mercado de trabalho.

Professor Walter observou que se as pessoas desenvolvem pensamento para serem empregados, não conseguem ver oportunidade de negócios e não se encorajam para montar suas próprias empresas. É possível mudar o atual pensamento do estudante nas escolas públicas para um pensamento empreendedor? SIM

Basta enriquecer os conteúdos, as falas, os exemplos, e as oficinas de práticas, com metodologias interdisciplinares empreendedoras. Nosso próximo desafio é mudar a educação escolar, desde os primeiros anos do ensino básico, para a construção de sujeitos empresários, donos dos bens de capital e de serviços.

Ensinar a correr riscos, elaborar projetos, estudar formas e maneiras de desenvolver produtos e ou serviços, capazes de melhorar a vida das pessoas, melhorar as relações comerciais e, sobretudo, melhorarem a si mesmos com realização plena do trabalho.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!