22/02/2020

Jovem negro, filho de agricultores, estudante de instituição pública de ensino irá Cursar Mestrado em Ciências Sociais

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 22 de fevereiro de 2020
Ricardo Justino dos Santos é filho de Tereza Justino dos Santos e Antônio Pedro dos Santos, nasceu em Santana do Cariri-CE e atualmente reside em Campina Grande-PB. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

A escolha do curso da graduação se deu pela afinidade com as discussões mobilizadas pela disciplina de Sociologia ainda no Ensino Médio onde era estudante da Escola Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. “A educação pública é desafiadora, eu afirmo isso a partir da minha trajetória enquanto estudante de escola pública e Cientista Social egresso também da universidade pública com habilitação na licenciatura”, disse Ricardo Justino.
E ainda destacou que acredita na qualidade de sua formação, mas leva em consideração os desafios desse campo e o diagnóstico que se tem debruçado a muito tempo, parecendo ser consenso que é preciso caminhar no sentido de garantir o acesso à educação e a permanência, investindo em estrutura, formação e valorização dos profissionais, entre outros.

“Penso que a gente precisa se atentar mais para os contextos sociais dos nossos alunos. Eu vejo a minha trajetória até a pós-graduação como um momento de alerta, afinal de contas quantos jovens negros, filhos de agricultores e pobres estão ingressando na graduação e ou pós graduação?”, indagou.
Em seguida ele já alerta para um problema vivenciando pelos jovens negros dando uma resposta à indagação feita anteriormente pelo mesmo. “Ao meu redor são poucos. Antes de vivenciar os problemas da educação pública nós já nascemos experienciando o problema da desigualdade social, do racismo, e do acesso. A gente precisa muito mais do que força para “vencer” e alcançar o “sucesso”, destacou Ricardo Justino.

Ele vai começar a cursar o Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências em Sociais-PPGCS da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG e por isso já se encontra residindo nesta localidade.

3 comentários:

  1. Eu sempre soube que ele iria longe!
    Parabéns menino, você é digno e merecedor de todas estas conquistas e de muitas outras que virão. Um abraço e muita mais sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sucesso nessa nova jornada Deus abençoe e guie seus caminhos sempre com tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu irmao que deus sempre lhe abençoe e ilumine seus passos e seus caminhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!