07/01/2020

Jornalistas do Cariri criam podcast sobre forró

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 07 de janeiro de 2020
Com informações da Jornalista Renata Linard
O Forrócast existe há pouco mais de um mês e tem o bom-humor e o regionalismo como marcas registradas
A onda do podcast é real! Dados do Ibope revelam que 40% dos internautas brasileiros já consomem este formato de conteúdo. Apesar de ser um número expressivo, 32% dos internautas ainda não sabem nem o que é podcast.

Se você também desconhece este significado, vamos explicar de maneira bem simples: podcast é como um programa de rádio, mas é disponibilizado nas plataformas digitais, como o Spotify, por exemplo.

Paulo Inácio e Renata Linard são os idealizadores do Forrócast: um podcast genuinamente caririense que fala sobre forró e cultura regional. Os jornalistas, formados pela Universidade Federal do Cariri, viram na internet uma alternativa para produzirem este conteúdo.

“Eu e o Paulo Inácio sempre conversamos sobre a importância de mantermos uma linguagem democrática, afinal estamos falando sobre cultura popular. Ele sempre diz que, infelizmente, a grande massa ainda não escuta podcast e o pior é que é verdade. Mas, já que não tem espaço pra todo mundo na grande mídia, precisamos nos inserir de alguma forma, né?”, destaca Renata.

O Forrócast mantém ainda a essência dos programas radiofônicos com a brincadeira de mandar alô para os ouvintes e dedicar músicas, que podem ser pedidas através das redes sociais. Em pouco mais de um mês, o programa já tem conseguido um bom engajamento, rendendo aos jornalistas uma participação no programa Nordeste Caboclo, da TV Diário.

Os episódios são disponibilizados todos os domingos, no Spotify e no YouTube. Os idealizadores cogitam ocupar um espaço em alguma rádio e esperam que o Forrócast tenha um alcance cada vez maior, sem perder a sua identidade.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!