08/01/2020

Andréia Silva em entrevista realizada por alunos do Curso de Assistente Administrativo

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 08 de janeiro de 2020
“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”
Informações conforme entrevista realizada pelos Alunos do Curso de Assistente Administrativo:
IARA HENRIQUE DO NASCIMENTO
JORGE PEREIRA DO NASCIMENTO
CÍCERO HÉLIO SEVERINO DE SALES
LUCAS RODRIGUES DE SOUZA
LUIZ MIGUEL RUFINO DOS SANTOS
Os alunos citados anteriormente desenvolveram uma pesquisa com Andréia Silva – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Nova Olinda-CE. Estes aplicaram um questionário com o intuito de obtenção de conhecimentos acerca das atividades exercidas/desenvolvidas por Andréia Silva no referido sindicato.
Vamos as informações coletadas através da entrevista!
O SINTRAF foi fundado no mês de janeiro de 2010 e desde então tem a frente na presidência, Andréia Silva.
Quanto ao período de preparação, ou seja, a trajetória percorrida pela mesma até chegar a fundação e presidência do sindicato se deu pela passagem em algumas formas de organização social.
No ano de 2008, Andréia Silva, ocupou o cargo de gremista na EEM Padre Luís Filgueiras em Nova Olinda-CE. Em seguida começou a participar do grupo de jovens da União Socialista do PCdoB. Em 2010 aconteceu uma reunião em Nova Olinda com uma equipe de Sindicatos de Fortaleza onde a mesma foi convidada a iniciar a luta Sindical neste município através da fundação do SINTRAF.
Sobre sua motivação para ocupar a presidência do Sindicato, esta esclareceu que:
“Percebi que na nossa cidade não muito diferente das outras, existia e ainda existe grandes desigualdades sociais em especial na zona rural. Assumir a direção do Sindicato foi a oportunidade que eu precisava para iniciar essa luta, de mudar a realidade que muitas vezes vem MASCARADA de que está tudo bem”, destacou Andréia Silva.
Ela ainda foi indagada sobre as responsabilidades advindas do cargo de presidente do SINTRAF:
“Sinto-me como uma pessoa que pode e deve lutar a cada dia para mudar a realidade de pessoas que muitas vezes calam por medo e por fim preferem perder seus direitos ao invés de lutar por eles”, afirmou Andréia Silva.
A mesma ainda falou sobre suas pretensões em ocupar outras funções e/ou cargos. “Pretendo a cada dia dá o meu melhor em prol de mudanças na nossa cidade sempre prezando pelos valores éticos e morais. Diante disso pretendo um dia juntamente com a equipe assumir uma posição na Federação dos Sindicatos no Estado, no legislativo e quem sabe no Executivo”, destacou.
Sobre o que pode realizar uma presidente de sindicato em termos de bem feitorias e projetos, Andréia Silva destacou algumas ações.
“Assumir tamanha responsabilidade requer muito esforço, abdicação, muitas vezes até dos encontros de família e amigos. Então basicamente uma presidente luta por políticas públicas de impacto social no meio rural e urbano, como por exemplo, Recursos hídricos, Meio Ambiente, Moradia, Inclusão de indivíduos na sociedade, Oficinas locais, Seminários, Benefícios Previdenciários, Cursos técnicos, Poços profundos para Comunidades na Zona Rural e etc.”, exemplificou.  
Andréia Silva recebeu os alunos do Curso de Assistente Administrativo em uma pesquisa realizada pelos mesmos com o objetivo de que estes conhecessem a história de novo-olindenses que se dedicam ao setor administrativo seja de empresas ou instituições contribuindo para o desenvolvimento de nosso município. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!