segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Oficina – O uso responsável da Internet

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de dezembro de 2019
No dia 03 de dezembro de 2019 foi ministrado na EEEP Wellington Belém de Figueiredo a Oficina com o tema – O uso responsável da Internet. Na ocasião foram atendidos 16 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Avelino Feitosa de Nova Olinda.
Ainda participaram da referida oficina 08 professores, sendo estes da área de Linguagens da EEEP Wellington Belém de Figueiredo, o Professor André Luiz Leite da Escola Avelino Feitosa e a Professora Patrícia Rafaela Rufino dos Santos da Escola Universo do Saber. Essa ação acontece como uma das atividades previstas no Projeto “A Minha Escola é da Comunidade”.
A Oficina – O uso responsável da Internet foi ministrada pela Professora Lucélia Muniz do Laboratório Educacional de Informática-LEI da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e 07 monitores da Disciplina de Informática Básica - FELIPE ALVES DA SILVA, ROBERTA SILVA LIMA, THALLES HENRIQUE RODRIGUES DE ASSIS, MARIA PRICÍLIA MENDONÇA PEREIRA, BRUNO LEAL ALENCAR, JOSÉ VITOR COSTA ARAUJO e FRANCISCO DAVI ZABDI FEITOSA RICARDO LOPES.
Se as pessoas, especialmente adolescentes, tivessem, na Internet, um comportamento parecido com o que têm no contato diário com outras pessoas, baseado em ética, respeito, honestidade, tolerância, empatia, responsabilidade, dentre outros, evitariam muitos problemas”.
Dentre os temas trabalhados assuntos como Cyberbullying, o Racismo praticado nas redes sociais, o discurso de ódio que pode ocorrer através da postagem de conteúdo carregado de raiva, repulsa e impregnado com rancor focado diretamente para um grupo social específico, caracterizado por cor da pele, religião, opinião política, gênero, deficiência física, dentre outras.
Ainda foi trabalhado a temática nude ou sexting, Direito autoral e Plágio. Os monitores e a professora ainda usaram algumas situações que ilustrassem as temáticas abordadas onde o público da oficina usava as placas “CURTE” ou “DESCURTE” como forma de dizer se concordavam ou discordavam com os exemplos abordados.
Na sequência ligaram os computadores e aprenderam a compartilhar links de matérias lembrando da importância de se checar a fonte das notícias, perceber o sensacionalismo exposto ultimamente por alguns veículos de comunicação.
Ainda foi orientado como aprender a interagir por meio de comentários no blog da escola utilizando o e-mail. O objetivo principal da ação foi conscientizar sobre a importância do uso responsável da Internet mediante o uso das redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!