01/11/2019

I Evento de entrega da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 01 de novembro de 2019
Um reconhecimento aos professores aposentados de nosso município pela competência, dedicação e profissionalismo dispensados à Educação de Nova Olinda-CE.
A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE por sua mesa diretora, no âmbito do poder legislativo local, deu por aberta a primeira Solenidade de entrega da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz em sessão da quinta-feira, dia 31 de outubro de 2019.
O evento aconteceu por intermédio de um Projeto de Lei da autoria da Vereadora Lourdes da Saúde tendo a aprovação por unanimidade pelos demais vereadores e sancionado pelo Prefeito Municipal Ítalo Brito Alencar Alves.
A Mestre de Cerimônia, Senhora Kênia Saraiva, destacou a comenda como uma honraria para reconhecer os esforços de quem lutou para deixar a sua marca e sua parcela de contribuição na Educação do município de Nova Olinda-CE.
Na ocasião eu, Professora Lucélia Muniz, amadrinhei o evento começando pela leitura da Biografia da Professora Maria Constância da França Muniz. “Professora por vocação, desde cedo se destacou como aluna e com a habilidade de ensinar, tornando-se tanto alfabetizadora de crianças como de adultos. Muitas pessoas devem a esta Professora a capacidade de leitura e o incentivo para continuar os estudos. Aposentou-se como Professora após lecionar durante 36 anos. Faleceu aos 55 anos de idade em sua residência, no Sítio Patos em Nova Olinda-CE, aos 18 de setembro de 1992, numa sexta-feira às 23:15h, vítima de um câncer de mama. Seu corpo encontra-se sepulto no Jazigo da Família Trajano de França, no Cemitério São Sebastião em Nova Olinda”. [Trecho da Biografia da Professora Constância]
Em seguida foi feito a leitura da biografia de cada uma das 10 professoras aposentadas que receberam a comenda neste primeiro evento por sua dedicação, profissionalismo e amor com a Educação e o povo da nossa terra.

Sendo as homenageadas no ano de 2019:
- Professora Aparecida de Oliveira Silva
Reside no Sítio Patos em Nova Olinda e se aposentou no ano de 2009. Considera o trabalho de professor árduo e importante porque é o único que forma outras profissões.
- Professora Joaquina Vieira da Silva
Mora na sede do município e foi uma das Diretoras da EEM Padre Luís Filgueiras. Depois que se aposentou fez o Curso de Psicanálise e Programação Neuro Linguística dentre outros cursos, não suportando o comodismo e o sedentarismo.
-  Professora Maria da Conceição Sampaio Sá
Residente no Sítio Várzea em Nova Olinda. Trabalhou por 29 anos na EEM Padre Luís Filgueiras. Se aposentou em 2014 e participou de várias capacitações na Área de Ciências Humanas em especial da disciplina de Geografia.
- Professora Antônia Anita Batista
Reside na sede de nosso município e também foi uma das Diretoras da EEM Padre Luís Filgueiras. Aposentada desde o ano de 2008 é oficial da Legião de Maria, desenvolvendo o trabalho de evangelizar a comunidade.
- Professora Maria de Fátima Araújo Pereira
Começou a lecionar no ano de 1978 na escola João Paulo II onde permaneceu por 26 anos. Aposentou-se aos 52 anos de idade.
- Professora Maria de Fátima Cordeiro
Reside no Sítio Barreiros em Nova Olinda e começou a lecionar em 1979 dando aulas em sua própria casa. Aposentou-se como professora no ano de 2008, depois de ter lecionado por 29 anos.
-  Professora Aurea Matos da Silva
Aos 17 anos de idade, quando cursava a 6ª série do ensino fundamental foi convidada pelo Professor Belém para formar uma turma de alunos e alfabetizar as crianças do Sítio Araçás na casa dos seus pais. Com o início da aposentadoria dedicou-se com mais atenção a arte de costurar, atividade que desempenha até hoje com muito amor.
- Professora Severina Ribeiro da Costa Pereira
Quando começou seus estudos costumava substituir a professora quando necessário e desenvolvia este papel com muito empenho. Começou como professora no ano de 1964 na sala da casa dos pais e lecionava para 35 crianças. Trabalhou no Sítio Triunfo até se aposentar.
- Professora Ana Alencar Teixeira
Professora caprichosa e muito cuidadosa com seus alunos, era conhecida como Tia Naninha e sempre que ia trabalhar saía pegando os alunos na sua trajetória de casa para a escola.
-  Professora Maria Minervina Cordeiro
Estudou com a primeira professora formada do município de Nova Olinda, sua tia: Josefa de Matos Cordeiro de Carvalho no Educandário 15 de Novembro. Começou a lecionar no ano de 1951 perfazendo mais de 34 anos dedicados à Educação. Segundo a mesma, um dos principais motivos de ter se tornado professora foi por se espelhar em sua tia por quem tinha grande admiração.
A Vereadora Lourdes da Saúde ressaltou que esta homenagem foi feita para as maravilhosas profissionais a receberem a comenda, por sua paciência, carisma e sabedoria. “Muito obrigada pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Nós só podemos agradecer por terem feito parte das nossas vidas, e tenha certeza de que tudo o que aprendemos, vamos levar por toda a nossa vida. Aos nossos Mestres, toda a nossa gratidão e carinho!”, destacou.
Vale salientar que a Comenda Professora Maria Constância da França Muniz continuará acontecendo ano a ano e homenageando os professores aposentados de nosso município durante o mês de outubro onde se comemora o Dia do Professor! 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!