17/10/2019

Este mês o nosso Mestre Espedito Seleiro completa 80 anos numa programação toda especial

   

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de outubro de 2019

Via SESC CE

Neste mês de outubro, o Projeto Sesc Cultura de Raiz segue homenageando os mestres da cultura do Ceará. Nesta edição será celebrado o aniversário do artesão caririense mais conhecido no Brasil e exterior, Mestre Espedito Seleiro, que completa 80 anos no dia 29/10.

No Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda onde é contada a história do mestre e exibido seu acervo, ele recebe a visita dos grupos de tradição: Reisado de Couro do Mestre Antonio Luiz; o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, os Bacamarteiros da Paz e apresentação do forró-pé-de serra de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga.

Nascido em 29 de outubro de 1939, na cidade de Arneiroz, Espedito Velozo de Carvalho é hoje reconhecido um dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará. O Mestre herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios. Espedito tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças.

Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. Sabia desde o início que era preciso oferecer algo novo para conquistar os clientes, então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país.

Em 2016, foi homenageado pelo Senac Ceará com o lançamento do livro Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro. No ano passado recebeu do Sesc a Comenda João Luís Ramalho. Em 2019, com apoio do Sistema Fecomércio Ceará, uma exposição de mesmo nome foi levada para a Embaixada do Brasil em Londres, exibindo chapéus, bolsa, sapato e demais artefatos em couro de autoria de Mestre.

Serviço
Projeto Sesc Cultura de Raiz
Data: 20 a 31 de outubro
Gratuito
29/10
Projeto Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura Popular
Ação Museu Ciclo do Couro – 80 Anos do Mestre Espedito Seleiro
Horário: 17h
Local: Nova Olinda – CE
Reisado de Caretas de Couro – Mestre Antonio Luiz
Reisado de congo do Mestre Aldenir
Bacamarteiros da Paz
Forró Pé- de-Serra com Joquinha Gonzaga

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!