07/10/2019

E hoje quem está fazendo Aniversário é o Senhor Joaquim Matos de Araújo

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 07 de outubro de 2019
Com informações de Roberto Souza, filho do Senhor Joaquim
Familiares e amigos reuniram-se no domingo (06) para celebrar os 80 anos de vida do Senhor Joaquim Matos de Araújo. Primogênito de uma família de dez (10) irmãos, Joaquim Matos de Araújo, nasceu em 07 de outubro de 1939, há 80 anos, filho de Antônio Teotônio de Araújo e Maria Minervina Cordeiro (Anunciada).

Ainda criança frequentou a escola por 03 anos, onde foi alfabetizado. Aprendeu os rudimentos básicos da leitura, da escrita e do cálculo, que seriam muito importantes para toda a sua vida. Entretanto, as dificuldades típicas da época, e, por ser o irmão mais velho, lhe obrigaram a abandonar a escola e o estudo para se dedicar ao trabalho na lavoura e ajudar seus pais na criação dos irmãos mais novos.

Assim, embora não tivesse, talvez, plena consciência do papel que assumira no núcleo familiar, fez isso aceitando como uma missão que lhe fora reservada. Jamais reclamou por eventuais oportunidades perdidas. As pessoas mais próximas sempre viram Sr. Joaquim falar com alegria quando se referia ao sucesso profissional dos seus irmãos e parentes, sobretudo os mais jovens, que conseguiram se qualificar e se destacar nas suas profissões em empresas e instituições de destaque.

Aos 33 anos casou-se com Maria Conceição de Souza Araujo (in memoriam) com quem teve 04 filhos: Ângela, Rubens, Roberto e Ribamar, e 05 netos/as: Ruan, Vitor, Alícia, João Pedro e Artur.

Como agricultor, paixão que cultiva ainda hoje, Sr. Joaquim não se limitou ao trabalho com a terra, também exerceu a função de pedreiro como complemento da renda da família, profissão que aprendeu observado um amigo com quem trabalhava.

Como bom sertanejo, a perca de pessoas muito próximas como seu Pai, sua Irmã, sua Esposa e sua Mãe certamente o abalaram muito, mas sua fé e serenidade o fizeram cada dia mais forte. Prova disso é o seu segundo casamento aos 63 anos de idade com a Senhora Lindete com quem divide sua vida até os dias de hoje.

O Sr. Joaquim comemora 80 anos de uma vida pautada na fé, no trabalho, na família e no cuidado com o próximo. Para os familiares, o seu senso de honestidade permeia toda a sua vida, o que lhe permite educar pelo exemplo e ser respeitado em toda a comunidade.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!