12/10/2019

COMO NÃO LEMBRAR DE UM HOMEM COMO FRANCISCO FENELON PEREIRA por Corrinha Lino

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 12 de outubro de 2019
Foto - João Alves
Um homem simples de boa conduta, que viveu em terras do Cariri Oeste  por exatos 88 anos, nascido no distrito de Andreza município de Assaré, desde sempre teve um olhar amplo para o negócio, iniciando como vendedor ambulante e não demorou muito já instalava uma loja de tecidos na cidade de Altaneira o que o fez um lojista de sucesso.

Casou-se com Terezinha Correia de Menezes  e com a mesma formou uma grande família. Gostava também da politica e em 03 de outubro de 1958 foi eleito Vereador com 171 votos, nesse período Altaneira pertencia a Farias Brito.

Vale lembrar que a emancipação política de Altaneira aconteceu nesse mesmo ano, 18 de dezembro de 1958. Em 1960 com o assassinato do coronel Manoel Pinheiro de Almeida Farias na festa da convenção em 11/08/1960 Francisco Fenelon Pereira é aclamado como candidato a prefeito e tem como companheiro de chapa seu antigo sócio Francisco Bispo de Assis. Em 1982 é eleito para o seu segundo mandato como prefeito altaneirense.

Ficou viúvo em 2004 e em 2006 casa-se novamente, com a Sra. Francisca Devanilda Nogueira.

Para os altaneirenses  Francisco Fenelon Pereira deixa um grande legado, a dedicação  e amor ao seu trabalho, fosse como agricultor, logista, político e   fazendeiro, pois nos últimos anos de vida se dedicou a sua fazenda no São Gonçalo. Muito simpático, falava com todos, era humilde, afetuoso tinha um carisma invejável, na sua história de vida não existe registro de nenhum desafeto.

Nos últimos meses mesmo doente não deixou se abater, enfrentou os problemas de saúde como um soldado enfrenta uma batalha. Mas chegou o dia de “Chico Fenelon” como era chamado por todos ir de encontro ao divino, e foi assim que no dia de Nossa Senhora Aparecida o grandioso “Chico” adormeceu no sono dos justos, assistido por seus filhos que proporcionaram o aconchego filial. Descanse em paz! Amigo “Chico Fenelon”.
Escreveu Corrinha Lino

O corpo do Sr. Chico Fenelon está sendo velado no prédio da Assistência Social no município de Altaneira. A missa de corpo presente será na Igreja Matriz de Santa Tereza D’ávila em Altaneira hoje às 16h e logo após o sepultamento no cemitério local.

Um comentário:

  1. Nossa que interessante, pena que não conheci este senhor antes. Gostaria de ter conversado um pouco com ele, pois também sou Fenelon Pereira e apesar de saber que meu avó era Cearense não conheço nada além disto do minha ascendência por parte de pai!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!