domingo, 1 de setembro de 2019

Setembro Amarelo: “Combater o estigma é salvar vidas!” | CAMPANHA

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 01 de setembro de 2019
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
No site da Campanha Setembro Amarelo existem diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Este mês estarei trazendo algumas matérias e também articulando algumas entrevistas para as edições em vídeo do Ubuntu Notícias sobre esta temática! O objetivo é trazer profissionais para elucidar alguns fatores no tocante a incidência de casos de suicídio, principalmente entre os jovens de nossa região. Aguardem!
Participe! Divulgue a campanha entre os seus amigos e ajude a salvar vidas!

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.