01/09/2019

A 5ª edição do Sarau Literário da Escola Padre Luís Filgueiras trouxe como temática central o Meio Ambiente | PROJETO LITERÁRIO

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 01 de setembro de 2019
“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo transforma tanto o realizador quanto o destino”.
O Sarau Literário da EEM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE já se configura como um evento literário muito aguardado e festejado. Desde sua primeira edição, convidados e curiosos lotam o Teatro Violeta Arraes na Fundação Casa Grande para acompanhar as apresentações que são coordenadas pelos professores da área de linguagens e executadas por alunos, ex-alunos e convidados desta instituição de ensino.
Este ano o tema não poderia ser mais pertinente – O MEIO AMBIENTE – retratado a partir das reflexões sobre a problemática ambiental que o Planeta Terra enfrenta ou enfrentará, caso não seja feito algo para evitar sua destruição massiva. E a reflexão veio a partir das apresentações de poemas, letras de músicas e esquete teatral.
Os presentes foram convidados a se encantarem com o mundo da poesia! A mestre de cerimônia, a aluna Laisa, anunciou o que veria a seguir:
- O Poema UMA PLANTA de Maria Zilda Silva de Sá;
- ÁRVORES DE ALENTEJO de Florbela Espanca;
Com arranjos do Professor Carlos Renato Brito da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi executada a música ASSUM PRETO de Luiz Gonzaga pelo Quarteto da PLF.
- O soneto VELHAS ÁRVORES de Olavo Bilac;
- ELEMENTO VITAL de Mazzola;
- A música PRA NINAR O CARIRI do compositor Abidoral Jamacaru;
- EU SOU DO CAMPO de Patativa do Assaré;
- Fragmento de A ARTE DE SER FELIZ de Cecília Meireles;
Com arranjo próprio da dupla Jhonata Ferreira e o Professor Daniel Rodrigues foi apresentada a música SOBRADINHO de Sá e Guarabyra.
- O poema A TRISTE PARTIDA de Patativa do Assaré;
- NÃO HAVERIA TRISTEZA de Bendito Gomes Rodrigues;
- O poema CREPÚSCULO SERTANEJO de Castro Alves;
- CANÇÃO DE EXÍLIO de Gonçalves Dias;
- A música GAIA de Mazzola;
Também teve a apresentação do CORAL PLF com o hino do Sertão Nordestino, a música ASA BRANCA de Luiz Gonzaga, com arranjo e regência do Professor Daniel Rodrigues. Esquete teatral baseada na música CHÁ CUTUBA de Luiz Gonzaga.
- O poema VELHO TEMA de Vicente de Carvalho;
- AUGUSTO FREDERICO;
- XOTE ECOLÓGICO de Luiz Gonzaga;
Execução da música MEIO DIA de Luis Fidélis pela Banda Municipal de Música de Nova Olinda.
Apresentação da canção A NATUREZA DAS COISAS de Flávio José pela aluna Rayssa Diniz com arranjo do Professor Marcos Ferreira. E os professores Daniel Rodrigues e Marcos Ferreira executaram a canção BEIRA MAR de Zé Ramalho.
Nesta edição foi realizada uma homenagem im memoriam ao ex-aluno, Fabrício Alves, que participava assiduamente das edições do sarau e foi vítima de um acidente de trânsito nos deixando de forma tão prematura. Familiares do mesmo foram convidados para receberem a homenagem.  
Em tempo quero justificar que a matéria demorou a sair por conta de alguns problemas de saúde que estou enfrentando, mas nunca é tarde para saudar a arte, a literatura e todos aqueles que enchem nossos olhos e tocam a nossa alma com o que há de melhor – o aprendizado é transformador e pessoas assim transformam a realidade.
Para refletir!
“A ambição da humanidade está acima da preservação ambiental, os recursos são utilizados de forma abusiva”. Diante do atual contexto, faz-se mais do que urgente repensar nossas atitudes e cobrar mais dos que deveriam representar os interesses de nosso país em tomar as medidas cabíveis para barrar/frear todo esse caos ambiental.
FOTOGRAFIA – arquivo de imagens da EEM Padre Luís Filgueiras (reprodução/Facebook).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!