sábado, 10 de agosto de 2019

MAUC lança exposição "Espedito Seleiro – 80 anos de couro e alma"

Lucélia Muniz, Ubuntu Notícias, 10 de agosto de 2019

Via Universidade Federal do Ceará
A exposição apresentará a trajetória da obra do artesão desde os primeiros elementos de ofício até produções e parcerias no universo do design
O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) lançará, na próxima terça-feira (13), às 18h, a exposição Espedito Seleiro – 80 anos de couro e alma, que apresentará a trajetória da obra do artesão desde os primeiros elementos de ofício até produções e parcerias no universo do design.

Nascido em Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, Espedito Seleiro aprendeu a transformar o couro em peças utilitárias ainda na infância observando o pai vaqueiro e seleiro (fabricante de selas). Com o tempo, adquiriu uma estética própria para a confecção de suas peças, que valoriza desenhos e coloração com tingimentos naturais.

Além das tradicionais sandálias e bolsas de couro decoradas, o artista expandiu sua atuação para a moda, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, em coleção apresentada no São Paulo Fashion Week. No design, Espedito decorou peças de mobiliário criadas pelos irmãos e designers Fernando e Humberto Campana para coleção inspirada no cangaço.

Em 2008 o artesão tornou-se Mestre da Cultura Tradicional Popular, título recebido da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), em reconhecimento à relevante contribuição para a cultura popular e tradicional do Estado. Atualmente, Espedito continua produzindo em seu ateliê na cidade de Nova Olinda, na região do Cariri, onde mora desde os 8 anos.

A exposição é organizada pela Profª Tânia Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão Espedito Seleiro: 80 Anos, do Curso de Design da UFC, com a curadoria do designer Érico Gondim. A exposição é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), e seguirá em cartaz até 27 de setembro.
O MAUC está localizado na Avenida da Universidade, 2854, no Benfica em Fortaleza-CE e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.