05/07/2019

Tradicional Arraiá do CEB é só alegria: a festa da criançada e da família!

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 05 de julho de 2019
Na quarta-feira (03) aconteceu no Centro de Educação Básica-CEB de Nova Olinda-CE a festa do tradicional Arraiá desta instituição de ensino. Momento onde a criançada é quem dá o tom com muita animação e muita energia! Encontro das famílias, funcionários e professores regado a comidas típicas que não podem faltar num evento junino.
O ano passou voando, e já chegou o mês de junho. Com ele, uma das festividades mais queridas do brasileiro, a festa a junina. Chegou a hora de homenagear três santos: São João Batista, São Pedro e Santo Antônio.
A quadrilha junina, de acordo com historiadores, surgiu no Brasil ainda durante o período colonial e é uma dança popular típica, representada por casais que são orientados e animados por um narrador. Entre alguns instrumentos que acompanham o ritmo da quadrilha junina estão a sanfona, o triângulo e o tambor.
ANARRIÊ – os alunos fizeram apresentações através das quadrilhas juninas com participação a começar com as turmas do Infantil – teve criança tão feliz que pulava feito pipoca! E o narrador/animador foi conduzido pelas professoras!
Essa festa é uma oportunidade para fazermos o resgate cultural folclórico da nossa gente, do nosso povo. E também ver o quanto as crianças podem aprender nessa festa. Podemos lembrar um pouquinho da história de cada coisa que acontece na festa junina, o porquê desta comemoração, porque tem bandeirinha, quadrilha, esse tipo de música e comida.
Fazer esse resgate do que acontece na festa junina é importante para ela ter sentido, porque é uma manifestação popular, mas vem se perdendo ao longo do tempo. É um conhecimento que precisa ser preservado!
Estava tudo bonito! Muito bem organizado! Não faltaram elogios de quem esteve por lá! As bandeirolas e as comidas típicas somadas a animação da criançada!
Para quem jurava que a festa estava acabando parece que teve surpresa, pois foi aí que começou o Arraiá das Professoras! Elas dançaram quadrilha mostraram que são uma equipe unida e muito bem organizada! Além de fazer a festa ainda animam a festa com sua participação especial!
Para conferir mais fotos deste evento clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!