28/07/2019

O Mestre Espedito Seleiro será um dos homenageados no Prêmio Sereia de Ouro 2019

 
Lucélia Muniz, Ubuntu Notícias, 28 de julho de 2019 - O nosso Mestre da Cultura Popular e Artesão do Couro, Espedito Seleiro, será um dos homenageados com o troféu Sereia de Ouro 2019. A solenidade de entrega da 49ª edição da premiação ocorrerá no dia 27 de setembro, no Theatro José de Alencar (TJA) em Fortaleza-CE. Nesta mesma edição do prêmio também serão homenageados o médico Sulivan Mota, a desembargadora Iracema do Vale e o cientista Fernando de Mendonça. O troféu Sereia de Ouro foi criado pelo chanceler Edson Queiroz para homenagear personalidades cearenses que se destacam por sua contribuição no desenvolvimento do Ceará. A comenda é entregue anualmente desde 1972 pelo Grupo Edson Queiroz

SOBRE O MESTRE ESPEDITO SELEIRO 

Vindo de uma família de vaqueiros e seleiros, Espedito Veloso de Carvalho, aprendeu a confeccionar peças de couro na infância com o seu pai. Ele nasceu no município de Arneiroz, no Sertã dos Inhamuns, mas mudou-se ainda jovem com a família para o nosso município, Nova Olinda, na Região do Cariri.  

Foi aqui que ganhou destaque pelas peças que confeccionava, como sapatos, bolsas e roupas em couro. Atualmente, o trabalho do Mestre Espedito Seleiro pode ser encontrado em seu ateliê aqui em Nova Olinda, na Ceart em Fortaleza, e em lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil. 
 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!