20/07/2019

Acadêmicos de Campos Sales tomam posse na ALB Seccional Araripe

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 20 de julho de 2019
Arquivo de imagens Imprensa Kariri Oeste/Campos Sales-CE
A Academia de Letras do Brasil/Araripe-CE é uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste. Tem sede na cidade de Araripe-CE. O objetivo da academia é zelar pelo patrimônio histórico e literário do Cariri Oeste. A Seccional regional Araripe congrega dez municípios: Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Tarrafas, Assaré e Antonina do Norte.
A Seccional Araripe-CE conta com uma Patrona ALB/ARARIPE, a Sra. Elizabeth Antão de Oliveira Lima. Professora, filha de Santana do Cariri, residente e domiciliada em Recife-PE. Poetisa, escritora e membro da União Brasileira dos Escritores-UBE.
Tem como Presidente, o acadêmico Dr. Francisco Adriano de Sousa que ocupa a Cadeira 02. Escritor Imortal, poeta, professor, formado em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA.
Sobre os Acadêmicos
Estes são pessoas ligadas a valorização da cultura: Escritores, Entusiastas culturais e benfeitores da sociedade. Muito embora seja uma academia de Letras os seus Acadêmicos estão divididos em três categorias: os escritores, os notáveis (em qualquer área do conhecimento) e os entusiastas culturais.
A Seccional Araripe-CE conta atualmente com 42 Cadeiras sendo que cada cadeira é nomeada por um Patrono. Os acadêmicos foram escolhidos pelo critério da intelectualidade. Escritores, professores, poetas, músicos, entusiastas culturais e cidadãos de indiscutível prestígio na área de formação/atuação. Todas as Cadeiras da ALB/Araripe-CE têm assento perpétuo e os seus acadêmicos apresentam-se com um Fardão Representativo.
Na sexta-feira (19) às 17h na EEEP Presidente Médici, os acadêmicos do município de Campos Sales, Raimunda Máximo Pereira Feitoza Costa, Cadeira 36 que tem como
Patrona – BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR
e Mariano de Oliveira Carvalho, Cadeira 39 que tem como Patrono 
MARIANO LIMA DE CARVALHO tomaram posse na referida academia.
Quando os acadêmicos passam por uma seleção para adentrar à academia, estes são diplomados e efetivados em seu quadro após a apresentação de um trabalho nos moldes acadêmicos resultado de uma pesquisa sobre a biografia do patrono – momento onde os mesmos defendem a importância do nome de seu patrono(a) para a cadeira em que ocupa, ressaltando sua contribuição para a história, a cultura, as causas sociais, políticas e/ou educacionais.
Mariano de Oliveira Carvalho é Professor Mestre, Poeta e autor do hino do município de Campos Sales-CE. Em sua apresentação o acadêmico estava muito emocionado ao homenagear e ao apresentar a biografia do Patrono MARIANO LIMA DE CARVALHO, seu avô – agricultor, comerciante, político, magistrado leigo (Juiz de Paz).
Raimunda Máximo Pereira Feitoza Costa, conhecida carinhosamente como Raimundinha, é Professora e Escritora, biógrafa de BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR, sua Patrona - primeira presa política do Brasil, é considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. O corpo de Bárbara de Alencar repousa em solo campos-salense.
Em seu discurso de posse, Mariano de Oliveira Carvalho, destacou: “(...) Gratidão, àqueles que contribuíram de forma direta e indireta para que hoje eu pudesse ocupar esta posição... sem orgulho, ...mas com empenho em lutar e defender o patrimônio cultural de nossa região”.   
“(...) Quero dizer que sei da importância da academia para o resgate, a manutenção e a valorização da nossa cultura. Assim como sei da capacidade de fazer de cada um de seus componentes. São pessoas cultas, comprometidas, entusiastas”, disse a acadêmica Raimundinha em seu discurso de posse.
Para conferir mais fotografias do evento clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!