domingo, 23 de junho de 2019

E Viva São João, São Pedro e Santo Antônio | FESTA JUNINA

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 23 de junho de 2019
O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. E hoje é comum encontrar familiares e amigos reunidos para festejar o mês junino iluminado pela fogueira de São João.
Os festivais juninos ganham espaço nas cidades e o Nordeste tem neste mês uma de suas tradições mais fortes. Chapéu de palha, roupa xadrez, fogueira, forró e comidas típicas dão o tom da festa.
Depois da colheita do milho uma diversidade de alimentos oriundos do mesmo chega até a mesa: bolo, pipoca, milho cozido e assado na brasa, pamonha, canjica, cuscuz, são apenas alguns exemplos. 
Ainda somos servidos por outras comidas bem típicas da nossa região, como o mugunzá, tapioca, amendoim, caipirinha, aluá, batata doce, pé-de-moleque, arroz doce, bolo de puba, fubá, cocada, e por aí vai... aposto que deu água na boca?
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. E tem quem ganhe afilhado/afilhada de fogueira. Então, ainda é comum você encontrar alguém que ganhou um(a) Padrinho/Madrinha no São João.
Aqui estou vendo as redes sociais tomadas por fotografias que mostram amigos, familiares reunidos nesta data tão marcante. Eu estou em casa porque estou bem cansada, mas minha irmã Ana Lucia mandou carne assada com baião-de-dois de fava e bolo de puba. Ah, e meus gatos estão encolhidinhos com medo dos fogos! Então, eles fazem companhia para mim e eu cuido deles!  
Para vocês que estão reunidos festejando esta data, um boa noite e uma semana abençoada! E Viva São João, São Pedro e Santo Antônio!

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.