07/06/2019

Detesto Ler Por Roseli Brito

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 07 de junho de 2019
As pessoas que não gostam de ler usam sempre as mesmas desculpas para justificar a falta do hábito da leitura. Eis minhas respostas para cada uma delas:
‘AH SOU MUITO OCUPADO” Resposta: Usamos o tempo de acordo com nossas predileções e necessidades. Ler não é importante para você, ou reservaria um bom momento só para isso.

‘ACHO CHATO” Resposta: Chato vai ficar o seu papo se você não começar a ler.
‘ACHO DIFÍCIL” Resposta: Ler é um exercício como qualquer outro. Comece por um livro fácil e vá subindo de nível.

‘NÃO ACHO GOSTOSO” Resposta: Ler não é sempre uma delícia, pois dá trabalho, ainda mais para quem não tem o hábito. Mas saiba que a sua força de vontade diante da superação das dificuldades ou da compreensão daquilo que você não conhece é parte do resultado de quem você é.
‘EU SOU MUITO AGITADA” Resposta: Procure um livro agitado que nem você. Ou tente se acalmar para ler. Existem remédios naturais que podem acalmar você sem tirar o seu foco. Busque ouvir seus próprios batimentos cardíacos. Abra um livro, saia de dentro de você e deixe seu coração bater no ritmo da história. Pronto, você e o livro serão um só e seu agito já não será assim tão importante.

“EU NÃO GOSTO DE LER POIS É COISA DE NERD” Resposta: Você é muito preconceituoso e isso pode ser um sintoma de falta do hábito de leitura.
‘NÃO TENHO O HÁBITO DA LEITURA” Resposta: Quando você tiver um filho, vai querer que ele tenha esse hábito. Então comece a ler agora para dar exemplo.

‘EU JÁ LEIO REVISTAS E JORNAIS” Resposta: Parabéns! Isso também é leitura. Mas é um tipo de leitura mais objetiva. Desenvolva a subjetividade lendo artigos, crônicas, contos, poemas, novelas e romances. E o mais importante: aprenda a fazer relações de ideias entre os textos lidos.
‘SOU TRAUMATIZADO, ODIEI A MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NA ESCOLA” Resposta: As Escolas estão mudando os seus padrões de pensamento sobre a leitura obrigatória. E você? Já mudou o seu?

‘EU NÃO LEIO NADA A NÃO SER A BÍBLIA” Resposta: A Bíblia é um livro fantástico. Mas com certeza você não leu esse livro, ou pelo menos não entendeu suas simbologias, pois essa obra costuma aguçar muito a curiosidade do leitor sobre assuntos na esfera filosófica, social e artística. Além do mais a própria Bíblia diz que devemos buscar a sabedoria e o conhecimento, então busque e acrescente novas leituras.
‘EU NÃO SEI LER’ Resposta: Entre na alfabetização. Existem escolas espalhadas pelo País que atendem crianças, jovens e adultos com a mesma demanda. E lembre-se: não adianta nada aprender o alfabeto e continuar não entendendo o significado das palavras. Então mãos a obra, pois você tem um longo caminho a percorrer.

‘EU NÃO SEI QUE LIVRO LER” Resposta: Liberdade sem escolha é cativeiro. Você precisa ser cativo do que te cativa! Para conhecer a obra, analise a capa, o título, as orelhas; abra o livro, cheire-o e leia a biografia do autor. Busque ler sobre assuntos que você gosta. Mas também tente se aventurar em outros temas.
“EU GOSTO DE FAZER OUTRAS COISAS” Resposta: Você não precisa ser um expert em leitura. Basta dividir seu tempo entre as atividades. Equilíbrio é fundamental.

 ‘NÃO EXISTEM LIVRARIAS NA MINHA CIDADE” Resposta: Você já ouviu falar em compras pela internet ?
‘EU TENHO BAIXA VISÃO” Resposta: Você não é o único. Muitos têm olhos saudáveis e padecem do mesmo mal. Busque recursos de leitura para deficientes visuais. Você poderá não ter acesso a todos os livros, mas poderá ler se quiser. E a leitura ampliará a sua visão, pelo menos a sua visão sobre a vida e o mundo.

‘LIVROS COSTUMAM TER MUITAS PÁGINAS” Resposta: Claro, afinal, ele é um livro. Se não gosta de livros longos, leia os curtos. Você perceberá que tem livros que são pequenos na forma porém com um grau de complexidade maior dos que os livros grandões. Esqueça as páginas e se apegue ao conteúdo. Lembre-se: a aparência distrai, a essência conquista.
‘EU SOU MUITO VISUAL E LEITURA NÃO É VISUAL” Resposta: Leitura é exercício totalmente visual. A verdade é que você tem preguiça de imaginar, ou ainda não consegue fazer isso como gostaria. Aprenda !

‘NÃO ACHO IMPORTANTE” Resposta: Antes da invenção da imprensa, a memória e a experiência eram os atributos mais importantes do ser humano. Hoje é o conhecimento e o talento de lidar com o diferente. A leitura te dá as duas coisas !
‘LIVRO É CARO” Resposta:  Se você não pode comprar um livro caro, compre um mais barato ou de segunda mão, ou peça emprestado na biblioteca. Se preferir , entre no site http://www.dominiopublico.gov.br e baixe livros de graça na internet.
‘EU ME PERCO NA HISTÓRIA” Resposta: Que delícia! Adoro me perder dentro da história. Faz parte! É como na vida! Mas no livro você não precisa ter medo de se perder. Siga em frente, se perca mais vezes e quem sabe um dia você não se encontra, não só no livro como na vida.

‘MINHA FAMÍLIA NÃO ME DEIXA LER SOSSEGADO” Resposta: Você está colocando sua felicidade no colo dos outros. Não faça isso ! Defenda a sua individualidade com unhas e dentes e reserve um espaço, um horário e um livro só para você.
Como se vê não há desculpa que justifique não ler. Isso vale para nós Educadores e para nossos Alunos também.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!