28/05/2019

Casa de Taipa do Mororó tem programação voltada para a SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de maio de 2019
A Casa de Taipa do Mororó, espaço museológico da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Sítio Mororó, promoverá de 03 a 07 de junho de 2019, programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Anualmente, a ONU Meio Ambiente promove a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, escolhendo um tema norteador e um país sede. Este ano, o tema escolhido foi "Poluição do Ar" e as comemorações acontecerão na China.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pela Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é comemorado por milhares de Comunidades. Desde que foi criado, em 1972, se tornou a maior celebração do nosso Meio Ambiente.

Conforme estatísticas, aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido a poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na Região da Ásia e do Pacífico. O tema norteador deste ano, incitará governos, indústrias, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em toda a terra não respiram ar limpo. Dados oficiais demonstram que esse tipo de poluição custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano. A contaminação do solo pelo ozônio deverá reduzir o rendimento de cultivos básicos em 26% até 2030. Refletir sobre essa realidade é muito importante para a mudança de postura e hábitos e melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações.
PROGRAMAÇÃO
De 03 a 07 de junho de 2019, a Casa de Taipa do Mororó promoverá a Semana do Meio Ambiente, com a seguinte programação alusiva ao tema Poluição do Ar, proposto pela ONU Meio Ambiente:
- Palestra sobre a Poluição do Ar;
- Oficina de produção de mudas de plantas medicinais;
- Trilha Ecológica Caatinga.
METODOLOGIA
A Casa de Taipa do Mororó receberá inscrições e agendamentos dos interessados em participar das atividades. Na inscrição e agendamento, deverá ser informado o número de participantes e o dia e horário da visita. Para a manutenção das atividades, será solicitado a contribuição de dois reais de cada participante.
As atividades acontecerão sempre pela manhã, a partir das 7 horas, distribuídas da seguinte sequência:
- recepção na Casa de Taipa do Mororó;
- palestra sobre o tema norteador da Semana do Meio Ambiente 2019, a poluição do ar;
- Trilha Ecológica Caatinga (os participantes devem estar com calçados confortáveis, de calça, bonés ou chapéus, camisa de manga longa, de preferência);
- retorno e despedida na Casa de Taipa do Mororó (com a realização da Oficina de mudas de plantas medicinas).

Todos os dias acontecerão as mesmas atividades, no mesmo horário e na sequência apresentada. O grupo participante escolhe e agenda o dia (o evento acontece de 03 a 07 de Junho) que deseja visitar a Casa de Taipa do Mororó e participar das atividades.

No agendamento, deve ser informado o número de pessoas que irão participar. O público alvo ideal para participar são os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Universitário.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!