segunda-feira, 8 de abril de 2019

Lançamento do HQ – As Aventuras de Rob Porto de autoria do Escritor Germá Martins de Tarrafas-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 08 de abril de 2019
Fotografia - Cícero Campos - Secretário de Comunicação da Prefeitura de Tarrafas/Responsável pelo Blog TARRAFAS NEWS
No sábado (06) foi realizado na Escola Municipal Emília Ferreira em Tarrafas-CE o lançamento do HQ – As Aventuras de Rob Porto de autoria do Escritor Germá Martins.
O livro As aventuras de Rob Porto: o julgamento no sertão de autoria de Germá Martins dos Santos foi contemplado no XI Edital de Incentivo as Artes 2016, na categoria Literatura em Quadrinhos. O livro tem como Ilustrador o Artista Plástico e Cartunista José Domingues Silva que se fez presente ao evento.
“Germá Martins foi muito feliz na escolha desse gênero, história em quadrinhos, para tratar de um tema que tem como cenário o sertão e pano de fundo o Nordeste sofrido e carente de políticas públicas sérias, que tragam estabilidade para a população”, escreveu Raimundo Sandro Cidrão no prefácio do livro.
Ao escrever a apresentação do livro, Adriano Sousa, destacou: “Histórias contadas através de quadrinhos deram ao mundo literário muitos heróis. Sua fama, mais tarde, a fez gênero literário (HQ). A leitura de Histórias em Quadrinhos nos faz lembrar a nossa infância e os super-heróis famosos e destemidos, sempre vencedores na luta contra os seus vilões”.
Sobre a obra AS AVENTURAS DE ROB PORTO: O JULGAMENTO NO SERTÃO de Germá Martins
O livro em Quadrinho “As aventuras de Rob Porto: O julgamento no Sertão” conta a história de Rob Porto, um pai de família que diante de sua condição social provocada pelo longo período de seca no sertão nordestino e vivendo uma situação desesperadora para garantir o sustento da família, busca ajuda de um coronel da localidade que além do constrangimento de ir pedir ajuda ainda acaba sendo humilhado pelo mesmo.  Sem saída, Rob Porto pratica um ato ilícito e cai nas mãos da justiça.  Preso, Rob utiliza de toda astúcia e esperteza para se livrar da cadeia e voltar para viver em paz com sua família porque entende que tudo que fez foi para não deixar seus filhos e sua esposa morrerem de fome.  Tudo isso narrado de forma lúdica e humorística, e, ao mesmo tempo fazendo uma crítica social sobre a falta de políticas públicas para as famílias vitimadas pelos grandes períodos de estiagem, já que toda a obra traz como pano de fundo as questões da seca no Nordeste, bem como, os problemas enfrentados por aqueles que a convivem constantemente no interior do sertão.
Quanto às expectativas no lançamento da obra, Germá Martins, afirma que espera contribuir de forma significativa com o fomento a leitura de forma lúdica e prazerosa para todas as idades. “Tenho certeza que o lançamento de um livro convoca a população para ler e esse é o meu grande objetivo social”, afirma o escritor. 
Germá Martins dos Santos é Escritor, Professor e Produtor Cultural do município de Tarrafas-CE. Atualmente ocupa a Cadeira 26 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe - uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste e tem sede na cidade de Araripe-CE.

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.