terça-feira, 23 de abril de 2019

Conheça a Escritora novo-olindense, Laudecy Ferreira: biografia, obras com sinopses

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 23 de abril de 2019
Quem lê descortina outras facetas do mundo que somente os livros podem proporcionar. Leia sempre! Quem lê aprende mais e melhor e, dependendo da ocasião, pode até educar doutores e sábios. Laudecy Ferreira
CONHECENDO A ESCRITORA
Maria Laudecy Ferreira de Carvalho é cearense de Nova Olinda. Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Iguatu- CE.

Especialista em Administração Escolar pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - Crato-CE, Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri –URCA- Crato-CE, Acadêmica da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE)- Cadeira 61; Suplente de Deputada Federal e Vereadora;

Professora e Agente Leitura da Educação Infantil ao Ensino Médio em escolas públicas e privadas de São Paulo - SP; Juazeiro do Norte-CE; Sobral- CE; Iguatu-CE e Fortaleza - CE; Fundação Demócrito Rocha; Escola Municipal Mozart Pinto – EMEIF em Fortaleza- CE; Instituto Filippo Smaldone (Educação Especial) em Fortaleza -CE; Escola Papa João XXIII, Escola Haroldo Jorge, Escola Padre Felice Pistoni, Escola Municipal Francisco Nunes Cavalcante; Centro de Educação Infantil Paulo Sarasate (CEI) Prefeitura de Fortaleza-CE; Escola SESI Silvana Machado dos Santos (Sobral -CE);Organização Educacional Farias Brito (Colégio Farias Brito)em Fortaleza –CE;

e Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome- Pedagoga -CRAS (Centro de Referência da Assistência Social ) e CEPE (Centro de Referência Especializado Para a População em Situação de Rua ), em Fortaleza - CE; Colégio Morumbi Sul , em São Paulo- SP.

Recebeu os Prêmios Troféus Empresa Cidadã; Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré-MinC; Gestão Empresarial de Qualidade, Produtividade e Competitividade pela FNQ- Fundação Nacional da Qualidade - SEBRAE – GERDAU - Governo do Estado do Ceará; Movimento Brasil Competitivo (MBC) -SESI- FIEC.

Tem escrito para o Jornal do Leitor- O Povo; Diário do Nordeste, A Folha, A Praça, e para as revistas Brasil + Brasília - DF; Iguatu Magazine – Iguatu-CE; Varal do Brasil - Genebra- Suíça; Grupos de Estudos Literários- UFC.

Pertence ao Grupo de Leituras Abraço Literário-SESC/ Fortaleza - CE; Curso de Inglês-400h/a, CLEC, Fortaleza - CE; Participa da Antologia Estações da Palavra, editada pela Associação Cearense dos Escritores- ACE/2010; Cordel As Palavras Mágicas - SESC-CE; Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE- Cadeira 61- onde representa o município de Nova Olinda-CE;

Autora dos livros didáticos Coleção APRENDER FAZER FAZENDO - 3 volumes – Educação Infantil e livro paradidático titulado Padre Cícero Romão Batista e a Família Crajubar (repercussão na Europa: Genebra- Vevey- Montreux – Paris – Versailles – Lisboa – Fátima – Roma); O Candeeiro Mágico (infanto juvenil); Pedras Que Encantam o Mundo (infanto juvenil); Livro: O Brasil que temos O Brasil que queremos - Manual do Fazedorismo; Amigo ambiental uma questão legal! (2ª edição) - (para todas as idades).

Participou de recitais autorais do Abraço Literário – O Desejo de Contar nas Terras de Nosso Lugar; SESC – Fortaleza – CE – Poemas do Aprender Fazer Fazendo; ALMECE – A Mangueira; Associação Cearense dos Escritores- ACE – com a poesia Eu a Biblioteca e da TVC –TV Ceará – Papo Literário: O Jeito Diferente de Ensinar com a Poesia – TV O POVO: O Pe. Cícero para o Ceará – TV ASSEMBLEIA: Vida Literária, Brasil /TV Roraima- Afiliada da TV Globo / Europa – Salão Internacional do Livro e da Imprensa em Genebra- Suíça.

CONHECENDO AS OBRAS LITERÁRIAS DA AUTORA
1-SINOPSE - LIVRO: Amigo Ambiental- Uma questão legal!
(Para todas as idades)
Esta obra literária discorre sobre os caminhos que podem levar a população a mudar de comportamento apoiado no princípio da tomada de consciência sobre o papel ambiental, econômico, social, cultural, educacional e político que cada cidadão desempenha na sua comunidade, exigindo a integração de toda a sociedade no processo de construção de um desenvolvimento sustentável.

Quem ama cuida, afinal, sabe que o amor é capaz de mudar o mundo, mas, o homem, no seu egoísmo, tem faltado com esse amor e com a consciência ambiental. Sem preservar, cuidar e amar a natureza, o homem não tem vida. Nessa obra, a autora nos revela, por meio da história de Marcos e Ana, da sua imaginação à realidade e, o mais importante para se viver. Leia este livro e descubra como e porque Marcos e Ana, da sua imaginação à realidade, o mais importante para viver. Leia este livro e descubra como e por que Marcos e Ana transformaram o mundo e as pessoas. E, quem sabe, você poderá utilizar as mesmas ações e, assim, teremos um mundo cada vez melhor.

No Brasil, indicadores mostram que nos últimos 10 anos a população cresceu em 16 por cento, enquanto a geração de resíduos sólidos(lixo) domiciliar cresceu 49 por cento, ou seja, um índice três vezes maior. A situação é agravada pelo fato de que a maior parte desses resíduos segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) cerca de 50 % do lixo são dispostos inadequadamente nos mais de 2.900 lixões a céu aberto e em aterros que atendem parcialmente às normas de engenharia sanitária e ambiental, causando com o chorume que é uma substância líquida viscosa e com cheiro bastante forte, altamente poluente, resultante do processo de degradação e solubilização desses resíduos contribui para a poluição do ar, da água e do solo, além de impactos sociais e de saúde na população e nos catadores.

Portanto , já existe mais de 40 instrumentos legais, entre eles, no Brasil, a Lei 9.795 de 27/04/99 dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a lei 12.305 de 2/08/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e outros documentos no âmbito internacional que vêm validar a Educação Ambiental como Agenda 21 que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (elaborado pelo Fórum Global, realizado paralelamente por ONGs de todo o mundo) e a Carta Brasileira de Educação Ambiental (elaborada pela coordenação do MEC), Porém, o assunto ainda é polêmico no que se refere a sua efetividade.
Assim sendo, esta obra literária discorre sobre os caminhos que podem levar a população a mudar de comportamento apoiado no princípio da tomada de consciência sobre o papel ambiental, econômico, social e político que cada cidadão desempenha na sua comunidade, exigindo a integração de toda a sociedade no processo de construção de um desenvolvimento sustentável .

2- # PEDRAS QUE ENCANTAM O MUNDO (para ensino fundamental 2ª a 5ª)
SINOPSE - LIVRO: Pedras Que Encantam o Mundo:
Depois da aula, Lucas não foi brincar na praça. Onde estaria? O que estaria fazendo? Qual o sonho dele? Em um percurso que nos leva a Nova Olinda, cidade ao sul do Ceará, na região de maior reserva de fósseis do período Cretáceo, a autora nos revela o caminho das pedras que encantam o mundo através da historinha de Lucas, dos contos de fadas à realidade. Leia esta maravilhosa obra e descubra o paradeiro de Lucas, que caminho é esse, que objeto mais interessante e também mais precioso do mundo dos contos de fada é esse. E quem sabe você poderá utilizar o mesmo caminho como um roteiro de aventuras naturais, descobertas minerais, ecologia e paleontologia!!!

É importante viver buscando desenvolver de forma sustentável. A sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

3- # O Brasil que temos - O Brasil que queremos- Manual do Fazedorismo (para Ensino Fundamental ao Ensino Superior);
Este livro contém textos de vários gêneros textuais da Língua Portuguesa brasileira, entre eles destaca-se: A crônica, o conto, a poesia lírica, a poesia sátira, e, ainda vários projetos dentro da temática educacional, cultural, ambiental e social, onde pretende discutir, sugerir e refletir sobre as práticas de políticas desenvolvidas no Brasil que temos e no Brasil que queremos. A obra é composta por mais de 450 páginas compreendendo de fato um Manual, eis porque leva a entender que é de fato um “Manual do Fazedorismo”, por revelar as experiências do dia a dia da vida da população inserida no espaço geográfico brasileiro. Percebemos ainda nessa obra o viés do desenvolvimento sustentável para o Meio Ambiente e para a população.

O desafio é propor uma mudança de comportamento social, cultural, educacional e ambiental de maneira sustentável. Venha fazer parte desse universo leitor!!!

4- # O CANDEEIRO MÁGICO (para ensino fundamental)
SINOPSE - LIVRO: O Candeeiro Mágico:
Quem viaja pelos livros nunca para de sonhar, se encantar e se irradiar pela luz do Candeeiro Mágico. Ter um candeeiro em casa é sinal de sorte. Por quê? As pessoas viam o candeeiro e logo se encantavam. Ele tinha uma luz diferente. Que diferença é essa?

Perplexo, Josué conta seu sonho ao seu pai. Quer saber que sonho é esse? Leia esse livro e saberá.

O livro vem nos revelar que quem conhece é capaz de interferir no meio e transformá-lo numa perspectiva de melhorar a vida dos que vivem na região semiárida mais populosa do mundo: o Nordeste brasileiro. E ainda, quem acredita vence, os desafios da vida. Sonhar é planejar o que pode ou não ser realizado.

5- #PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA E A FAMÍLIA CRAJUBAR ( para ensino fundamental - 4ª a 9ª e Ensino Médio)
SINOPSE – LIVRO: Pe. Cícero Romão Batista e a Família Crajuabar:
Quem ama cuida, mesmo que os ventos venham em sentido contrário. O Amor e a Fé ajudam a manter a esperança e a acreditar que o amanhã poderá ser melhor. Quem acredita vence! O sonho da menina simples, mais conhecida como “Menina da Água com Leite” ou ainda “Ana Pé no Chão”, pela fé no Padre Cícero Romão Batista, venceu muitos obstáculos.

O casal simples superou, através da Fé e do Amor, as dificuldades impostas pela sociedade e constituiu Uma Família CRAJUBAR. Os ensinamentos do Padre Cícero Romão Batista marcaram para sempre a vida da família do casal Cícero e Juliêta.

Você quer saber quais ensinamentos e dificuldades? Leia este livro!
Quem lê descortina outras facetas do mundo que somente os livros podem proporcionar. Leia sempre! Quem lê aprende mais e melhor e, dependendo da ocasião, pode até educar doutores e sábios.

As palavras do Aprender Fazer Fazendo e a Fé no Padre Cícero Romão Batista, transformam vidas. Espero também poder transformar a sua vida e daqueles a quem você recontou esta história. Boa Leitura, boa aprendizagem e nunca perca sua fé. Deus nos ama igualmente, por isso temos muitos motivos para insistir, persistir e não desistir nunca.

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.