28/04/2019

A Cantora Lírica, Tatiana Vanderlei de Figueiredo - Soprano Coloratura será a entrevistada da 11ª Edição do Ubuntu Notícias

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de abril de 2019
“Tatiana Vanderlei has a beautiful voice and excellent command of the technique”. Zubin Mehta
Sobre TATIANA VANDERLEI DE FIGUEIREDO 
É bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri-URCA e graduada na classe de Canto com a Professora Neyde Thomas em Canto e pós-graduada em Performance do Canto lírico pela “Escola de Música e Belas Artes de Curitiba-PR.

Se transferiu para Itália para aperfeiçoar-se no repertorio e interpretação de personagens líricos e concluiu o Mestrado em Canto na Itália no Conservatório Alfredo Casella com nota máxima e Cum Lode.

Tem sido convidada para vários recitais no Brasil, Itália, Áustria, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha, México e Estados Unidos.

Aperfeiçoou sua técnica e seu repertorio com os professores e maestros como: Edda Moser (Alemanha), Antonella Cesari (Itália), Alberto Zedda (Maestro e Diretor do Festival Rossini – Itália) e Luciana Serra (Itália).

Cantou com a OSIMPA (Orquestra Sinfônica do Paraná) sob a direção de Alessandro Sangiorgi (Itália). Cantou uma opera em sua estreia mundial – Zaira em Juiz de Fora sob a batuta do Maestro Sergio Dias. Cantou Les Illuminations de Benjamin Britten com a OSIMPA dirigida pelo maestro Fabio Mechetti. Foi o soprano solista da Carmina Burana de Carl Orff com a direção de Marcello Bufalini (Itália), também sob a direção do Maestro Carmine Collangelo (Itália) com a Orquestra Sinfônica Abruzzese e atualmente com a direção de Diego Terreni na Toscana.

Apresentou-se em um Concerto Lírico ao Palazzo Cipolone para a Perdonanza Celestina. Foi convidada pela emissora de TV RAI International a fazer parte de uma transmissão televisiva com o Vaticano em comemoração ao dia de São Pedro ao vivo.

Desde 2008 junto à Pianista Roberta Terchi-Necentini e ao Trompetista Valerio Marcangeli formam o trio Suoincanto para execução de repertorio barroco viajando por toda Itália.

Por dois anos realizou concertos solo com Orquestra em Carsoli para o Festival di Musica della Valle del Cavaliere. Cantou Giulio Cesare sob a direção de Lucio dal Vescovo. Cantou Bastien und Bastienne – Mozart; Serpina de La Serva Padrona; L’elisir d’amore – Donizetti; Carmen – Bizet; Porgy & Bess – Gershwin; Zaira (opera em primeira execução mundial) di Bernardo Jose de Souza Queiroz; I Puritani – Bellini; Giulio Cesare (Cleopatra) – Haendel; Lucia di Lammermoor – Donizetti; La Bohème – Puccini; Gilda – Rigoletto - Verdi; Blumenmadchen, Parsifal (Tiroler Festispiel - Austria), A Flauta Magica – Mozart; Os contos d’Hoffmann – Offenbach; Le Nozze di Figaro e Don Giovanni – Mozart dentre outras. 

Em concertos: Esultate Jubilate (Mozart); Konzert Arias – Arditi, Strauss, Mozart; Les Illuminations (Benjamin Britten), Cantatas de J. S. Bach; Bachianas Brasileiras n°5 di Heitor Villa-Lobos; Arie per tromba sola – Scarlatti; In furore Justissimae Irae e In turbato mare irato, Beatus Vir – Vivaldi, Et incarnatus – Galuppi; Gloria di Vivaldi; Trombe d’Ausonia – Ziani; All’armi Pensieri – Melani; Quel che dice il tuo bel cuore – Bassani; Quai bellici accenti – Melani; Chi nel camim d’onore – Fux; Alla tromba della fama – Galuppi; Ad pugnas ad bella e O felicissimus paradysi aspectus – Rosenmuler e muitos outros.

Participou também, depois de se aperfeiçoar na Alemanha com Peter Nelson e Monica Moldenhauer de concertos interpretando Lieder e Música Contemporânea alemã.

Cantou como solista com a Orchestra Sinfonica Abruzzese (Maestro Marcello Bufalini) na Abertura Oficial do G8 em L’Aquila – Encontro com os governantes dos países mais ricos do mundo.

Com a Orquestra Eleazar de Carvalho – Teatro Jose de Alencar em Fortaleza – Brasil fez três concertos e ministrou Martessclas (2009, 2010, 2013 e 2014) para aspirantes a cantores líricos.

Em 2013 com o patrocínio do Consulado Italiano realizou um concerto no Teatro Jose de Alencar em homenagem aos 200 anos de Verdi.

Cantou sob a direção do Maestro Gustav Kuhn em Lucca missas de comemoração ao Natal e Páscoa no Convento dell’Angelo.

Com o Baixo Andrea Silvestrelli (Metropolitan/USA) condividiu por seis vezes o palco na cidade de Ancona e Sirolo em concertos Líricos.

A convite do Diretor Artístico do Sferisterio – Macerata Opera Festival - Francesco Michelli, cantou na comemoração de 50 anos de Opera do Sferisterio di Macerata e no concerto na Triennale Di Milano e em Concertos promovidos pelo Festival de Opera de Macerata.

Cantou no México a Opera Le nozze di Figaro e três Concertos de Gala sob a direção de Linus Lerner com a orquestra do Sul do Arizona (USA) e três concertos com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica de Gramado.

Foi finalista em vários concursos de canto e venceu o Premio Speciale al VII Concorso Internazionale de Canto Lírico, Barroco e de Camera a Biella - Itália; o Primo Premio al Concorso Internazionale di Canto a San Gemini - Italia; o Primo Premio e Melhor Soprano Coloratura ao Concurso Lirico Opera Rinata - Torino - Itália e Melhor Interprete de arias de opera feminino no concurso Bidu Sayao -Brasil; Melhor Interprete de Opera e 2° lugar no concurso MARACANTO – Brasil e 3° lugar no Festival Voce Canto Lirico - Itália. 

Participou do Concurso Internazionale di Canto Lirico Benvenuto Franci onde ganhou: Prêmio da Crítica; Premio Carlo Franci; Prêmio Mario Lanza; Premio Fondazione Teatri di Piacenza e 1° Prêmio Assoluto Città di Pienza. O prêmio foi entregue pelas mãos da Senhora Adua Veroni, a primeira mulher do Tenor Luciano Pavarotti, além de ter tido grande difusão na mídia italiana.

Venceu duas bolsas da União Europeia uma do Programa Erasmus na Alemanha e outra do Programa Leonardo da Vinci na Áustria.
OSRN (Orquestra Sinfonica do Rio Grande do Norte) apresenta "Exultate Jubilate" de Wolfgang Amadeus Mozart com a soprano Tatiana Vanderlei regida pelo maestro Linus Lerner no Teatro Riachuelo, Concerto Especial de Natal, dia 15 de dezembro de 2015 em Natal-RN.

A Cantora Lírica, Tatiana Vanderlei de Figueiredo, brasileira, natural de Crato-CE, encontra-se na região do Cariri e na ocasião fizemos um contato para convidá-la para a entrevista da 11ª Edição do Ubuntu Notícias. 

Ela que recebeu no dia 21 de abril, o Diploma de Honra ao Mérito, da Sociedade de Cultura Artística do Crato-SCAC pelos seus brilhantes Cursos, Honrosos Títulos e Importantes Medalhas, em Festivais Internacionais, projetando o Crato, o Ceará e o Brasil na Itália, em países europeus, nos Estados Unidos e no México.

Tatiana Vanderlei também fez uma participação especial no Concerto Lírico de Páscoa na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha em Crato no dia 21 de abril acompanhada da Camerata Sertão Barroco.

 Já em Fortaleza, a mesma se apresentou dia 27 de abril, no Concerto Lírico: Música é Feminino no Theatro José de Alencar.

Essa é a nossa convidada para o Quadro de Entrevistas do Ubuntu Notícias em sua 11ª Edição que será gravada excepcionalmente nesta terça-feira, dia 30 de abril, às 18 horas no Estúdio Frame Produções.

Desde já agradecemos a Cantora Lírica Tatiana Vanderlei por aceitar o nosso convite. Até lá! Um abraço a todos!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!