quarta-feira, 17 de abril de 2019

10 fatos históricos que fazem aniversário em 2019 e podem cair no Enem

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 17 de abril de 2019
Via Revista QB
Não temos bola de cristal para adivinhar o que irá cair no Enem e em outros vestibulares, infelizmente, mas podemos prever alguns conteúdos! É o caso dos fatos históricos que completam aniversário redondo em 2019, de 10, 25, 50, 75 ou 100 anos.

Para facilitar seus estudos, preparamos uma lista de fatos que você precisa relembrar e entender mais sobre. E não pense que esses conteúdos podem cair só na parte de história, não! Alguns fatos também dizem respeito as áreas de geografia, português, biologia e física. Vem conferir!

Tratado de Versalhes (1919)
Há 100 anos, direto do túnel do tempo, a Alemanha era humilhada pós Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelo Tratado de Versalhes. Os vencedores consideraram a Alemanha culpada pela guerra e o país foi obrigado, principalmente pelo Reino Unido e pela França, a assinar o acordo de paz vergonhoso, perdendo territórios, riquezas e exército.

O Império Alemão foi desmantelado e em seu lugar criada a República de Weimar. O pós-guerra para a Alemanha foi de várias crises sociais e econômicas, humilhação e revanchismo do povo alemão em relação aos franceses e britânicos, e surgimento do nazismo, o que nos leva a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein (1919)
O físico alemão Albert Einstein apresentou em 1915 a Teoria da Relatividade Geral, na qual afirmava que a massa dos corpos deforma o espaço próximo a eles, desviando os raios luminosos pela deformação. Para comprovar essa “curvatura da luz” era necessário observar um eclipse solar total.

Com essa missão, em 1919, duas equipes de cientistas foram enviadas para Ilha do Príncipe, na costa africana, e para o Brasil, na cidade de Sobral, no Ceará. Na ocasião, as fotos do eclipse tiradas com um telescópio puderam comprovar a teoria de Einstein em terras brasileiras! "A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil", afirmou o cientista agradecido. Na Ilha do Príncipe, os cientistas não tiveram o mesmo sucesso pelo mau tempo, poxa vida!

“Dia D”: Operação Overlord (1944) 
A terça-feira do dia 6 de junho de 1944 foi o “Dia D” para os Aliados em plena Segunda Guerra Mundial, há 75 anos. Na data se iniciava a Operação Overlord, que pretendia invadir as praias da Normandia na França, país que estava tomado pelas tropas nazistas.

A operação foi a maior invasão marítima da história, com participação de mais de 800 tropas dos Estados Unidos, Reino Unido, Polônia, França Livre, e outras. Os Aliados foram vitoriosos e, assim, deram iniciação à libertação da Frente Ocidental do domínio de Hitler. Era o começo do fim da Segunda Guerra Mundial.

Chegada do homem à Lua (1969)
Em julho de 1969, a missão Apollo 11 levou o norte-americano Neil Armstrong a ser o primeiro homem a pisar na Lua. O evento fez parte da Corrida Espacial que aconteceu em plena Guerra Fria (1947-1991) entre Estados Unidos e União Soviética (URSS), as potências capitalista e socialista.

Os primeiros passos do homem na Lua e a famosa frase de Neil Armstrong “É um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade" foram transmitidas ao vivo pela televisão para milhões de pessoas no mundo todo e a conquista se tornou o “maior espetáculo da história da televisão”. É bom saber que por se tratar de uma disputa, a missão serviu muito mais para mostrar poder político, tecnológico e econômico, pois custou milhões de dólares, do que valor científico.

Nascimento da Internet (1969)
Você sabia que a Internet que nos conecta hoje surgiu por causa das pesquisas e estratégias militares durante a Segunda Guerra Mundial? A tecnologia foi desenvolvida com a inteligência adquirida pelo exército norte-americano diante da necessidade de uma comunicação entre os exércitos sem o risco de vazamento de informações valiosas.

Chamada de Arpanet, a rede foi criada em 1969, durante a Guerra Fria, com o objetivo de manter a comunicação segura entre os militares e os cientistas. No mesmo ano, o primeiro e-mail da história foi enviado, na Universidade da Califórnia. A partir dos anos 1980, o uso se expandiu no meio acadêmico, para outros países e foi liberado para uso comercial, já com o nome de Internet. No Brasil, a tecnologia chegou só em 1995 nas universidades brasileiras.

Festival de Woodstock (1969)
Woodstook foi o maior festival de rock da história! O evento rolou entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, na pequena cidade de Bethel, nos Estados Unidos. Mas por que ele foi tão importante? Além da sua proporção, o festival fez parte da chamada Contracultura, das décadas de 1960 e 1970, um movimento jovem de contestação social e política contra valores conservadores da época, daí surgem os movimentos hippie, negro e feminista.

Divulgado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o evento hippie pregava paz e amor, protestando contra a Guerra do Vietnã, que já durava 10 anos. Foram mais de 400 mil pessoas para assistir apresentações de bandas e artistas como Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, The Who e Jimi Hendrix.

Queda do Muro de Berlim (1989)
Há 30 anos era derrubado o muro que separou famílias por 28 anos na Alemanha. A queda simboliza o fim da Guerra Fria, quando as potências EUA e União Soviética disputavam a hegemonia mundial.

A Alemanha derrotada de Hitler pós Segunda Guerra foi dividida em zonas de influência, Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista), indicando a divisão do mundo em dois blocos ideológicos. A Alemanha foi reunificada e logo depois, em 1991, a URSS foi dissolvida e terminava então, oficialmente, a Guerra Fria.

25 anos do Plano Real (1994)
Em 2019, a moeda que usamos hoje, o Real (R$), comemora bodas de prata e por isso pode cair nos vestibulares. Ela foi implantada em julho de 1994 pelo plano econômico “Plano Real”, elaborado pelo ministro da Fazenda da época, Fernando Henrique Cardoso (FHC), durante o governo de Itamar Franco.

O objetivo era diminuir e controlar a inflação que estava altíssima num período de crise e muita desigualdade social. O plano deu certo, a moeda continua circulando e seu idealizador, FHC, foi eleito presidente do Brasil no mesmo ano.

Surto de H1N1 no Brasil e mundo (2009)
Em março de 2009, o mundo começou a viver a primeira pandemia do século XXI. Os primeiros casos de gripe H1N1, também conhecida como gripe A ou gripe suína, começaram no México e se espalharam pelo mundo. No Brasil, a pandemia chegou causando várias mortes, quase 600 em agosto daquele ano, liderando o número de mortes pela doença em todo o mundo.

Hoje, uma das formas de prevenção, além da higiene, é a vacina, disponibilizada pelo governo brasileiro aos grupos de risco, como idosos, crianças, grávidas e doentes crônicos.

Novo acordo Ortográfico (2009)
Se você ainda não decorou todas as novas regras gramaticais do novo acordo ortográfico, já está mais que na hora! O acordo sopra velinhas de 10 anos e é fundamental para completamente todas as questões de português no vestibular.

O acordo foi assinado bem antes, em 1990, pelos nove países que fazem parte da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de padronizar a ortografia entre os países, respeitando as diferenças linguísticas e de sotaques de cada região. O Brasil foi o primeiro a aderir às mudanças.

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.