15/03/2019

Será neste sábado a inauguração do Museu da Geodiversidade: Eloi Francisco da Silva em Salitre-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 15 de março de 2019
Com informações de Adriano Sousa – Presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE
O Museu é um patrimônio material e imaterial. Um equipamento público que abrigará não somente o acervo científico, mas toda a história de formação do povoado de Salitre.

O Museu da Geodiversidade: Eloi Francisco da Silva, leva esse nome numa justa homenagem a um dos pioneiros na história de Salitre. Após concluída a montagem da exposição, o museu irá contar não só a história de vida desse homem, como também a história de vida de Maria Antonia Rosa Ribeiro, Miguel Francisco Ribeiro e tanto outras personalidades que contribuíram com o crescimento desse município.

O museu irá salvaguardar em seu acervo todos os achados que remontam a história da humanidade, como fósseis do Baixio do Môco, a Preguiça Gigante, encontrada no Campestre, e outras descobertas presentes e futuras.
Esse equipamento de teor científico, educacional e cultural, vem de encontro a uma necessidade e carência municipal que é de amparar os pesquisadores alunos e acadêmicos desse município!  Criado por lei, ele passa a ter uma estrutura física, que se faz de instalações que contará com construção e constantes adaptações, para que atenda às necessidades museológicas!

No dia 16/03 (sábado) as 9hs, na sede do museu, Avenida São Pedro – Salitre; a comunidade científica de Salitre e seus apoiadores do setor público e do setor privado comemoram o surgimento desse equipamento que é um marco e um divisor de aguas para a pesquisa em Salitre-CE.

Um equipamento para estudo que será muito útil aos estudantes, pesquisadores, visitantes e a comunidade! O Museu da Geodiversidade Eloi Francisco da Silva, é patrimônio do povo de Salitre.

"Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes". Marcus Garvey

Parceiros e apoiadores:
Câmara Municipal de Salitre-CE;
Prefeitura Municipal de Salitre-CE;
Universidade Federal do Ceará-UFC (Departamento de Geologia);
Universidade Federal do Cariri-UFCA;
Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (Museu de Geodiversidade da UFRJ);
Agência Nacional de Mineração (DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral – Crato);
Socredit: Aqui você tem crédito;
Academia de Letras do Brasil – Seccional Araripe-CE;
Shanadu ateliê.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!