28/02/2019

O Mestre Espedito Seleiro sairá como destaque no Carnaval do Rio 2019

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de fevereiro de 2019
Com informações do site Badalo
A Escola de Samba União da Ilha do Governador levará Espedito Seleiro para o carnaval carioca em 2019. Mestre da Cultura Popular do Estado do Ceará, Espedito Seleiro, é um dos artesãos mais conhecidos do nordeste brasileiro. Os artigos feitos por ele, já ganharam fama em todo país. Não é por acaso, que a loja do artesão, em Nova Olinda, se tornou um dos pontos turísticos do município.

Aos 79 anos, Espedito Seleiro está acostumado em receber homenagens. Mas, em 2019, ele estará sendo homenageado em um local, em que o velho artesão, jamais imaginaria. A Escola de Samba União da Ilha, do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, irá colocar Espedito Seleiro na avenida.

O enredo escolhido é: “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. A ideia do carnavalesco, Severo Luzardo Filho, é abordar cultura popular e educação, com palavras, versos e memórias, celebrando o encontro entre dois grandes nomes da literatura brasileira; Rachel de Queiroz e José de Alencar.
Em um trecho da justificativa do enredo, o carnavalesco cita: “O Ceará está intimamente fincado no chão de Rachel e Alencar, lugar por onde andaram e de onde extraíram elementos essenciais para a construção de seus escritos. Pisaduras com prosa, crônicas e lirismo. Um emaranhado de conhecimentos e sabores, desde o litoral até o sertão”.

Além de Espedito Seleiro, Padre Cícero também é citado e acredita-se que o sacerdote também seja destacado na avenida. No caso do artesão, ele ficará em um carro alegórico e os desenhos das fantasias são inspiradas nas obras dele.

A oportunidade de poder ir ao carnaval carioca é também a solidificação de um sonho do artesão. Espedito Seleiro quer que a tradição de trabalhar com a arte do couro, jamais tenha fim e acredita que cada homenagem que recebe, contribui para que isso aconteça.

A União da Ilha do Governador será a quarta agremiação a desfilar no carnaval carioca de 2019. A data já foi definida. Será na segunda-feira, dia 04 de março.

Confira o samba-enredo da União da Ilha do Governador 2019:

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!