18/01/2019

Professora novo-olindense, Luciana França, é selecionada para a Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 18 de janeiro de 2019
Em edital da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, a Professora novo-olindense, Luciana França, se inscreveu em outubro de 2018 para a Cadeira nº 17. Sua seleção foi anunciada em decreto do dia 16 de janeiro de 2019 que dispõe sobre o preenchimento de Cadeiras ALB Araripe-CE, declaradas vagas pelo Edital de Preenchimento dessas Cadeiras, em 19 de outubro de 2018, assinado pelo Presidente FRANCISCO ADRIANO DE SOUSA.

Luciana Muniz da França é Professora, autora e articuladora de projetos/programas de leitura, arte e cultura. É novo-olindense, filha do casal Antonio Cardoso Muniz e Maria Constância da França Muniz.

Licenciada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA com habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e suas respectivas Literaturas. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Organizacional pelo Instituto Dom José de Educação e Cultura-IDJ.

Tem cursos na área de educação, cultura e artes. Dentre os quais destaca-se como educadora, estando atualmente a frente das atividades do Projeto Café Literário: a Literatura como fonte de conhecimento, Projeto Banquete Literário e Programa Círculos de Leitura. Tripé de sustentação das ações desenvolvidas no ambiente de aprendizagem, Centro de Multimeios/Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda-CE.

Enquanto autora e articuladora de projetos de leitura, cultura e artes acredita no desenvolvimento das habilidades das pessoas, dentro de tais vertentes. É professora há 28 anos e teve a oportunidade de trabalhar em outros municípios do Cariri Oeste onde conheceu outras culturas, costumes e artes.

“(...) busquei trazer sempre para dentro da escola uma forma prazerosa de conhecer e expandir a multiculturalidade, valorizando e respeitando o espaço de cada um, numa perspectiva regional de ampliação no entorno do conhecimento local”, disse a Professora Luciana França.  

Ainda destacou: “Posso assim descrever a minha afinidade com a Literatura, concordando com a definição do semiólogo Barthes: Todas as ciências estão presentes no monumento literário”.

Para a Professora Luciana França, a leitura, a cultura e a arte dignificam o homem ao ampliar a visão de mundo, preparando o ser para a descoberta de novos espaços. “(...) vejo na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe–CE uma forma de melhorar e ampliar minha atuação como educadora, autora e articuladora de projetos, somando conhecimentos que fortaleçam o fazer cultural dentro do ambiente regional em constante criação e modificação”, afirmou Luciana França.
Junto com a mesma também foi selecionado para a ALB/Seccional Araripe-CE, o potengiense José Irisberto de Souza Ribeiro que ocupará a Cadeira nº 09.

Desde já, parabenizo os novos acadêmicos que agora irão também dar sua contribuição para esta academia que engloba os municípios do Cariri Oeste.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!