19/01/2019

História da Paróquia de São Sebastião de Nova Olinda-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 19 de janeiro de 2019
Com informações do Blog da Paróquia de São Sebastião de Nova Olinda-CE
A Paróquia de São Sebastião, Nova Olinda-CE foi criada em 20 de janeiro de 1980, por Dom Vicente de Paulo Araújo, terceiro bispo da Diocese de Crato, sendo desmembrada do território da Paróquia Senhora Sant’Ana (Santana do Cariri-CE).
Interior da Igreja Matriz, ainda em construção - Ano: 1960
A história da igreja matriz de Nova Olinda remonta o final do século XIX, quando um surto de cólera se espalhou pelo Ceará; O senhor Bento Ferreira principal de todos os colonos fez um apelo ao mártir São Sebastião: 
Igreja Matriz
''Meu São Sebastião, que nenhum dos membros de minha família e nem meus moradores morram de cólera prometo que mandarei construir uma capela em vossa homenagem e lhe elegerei como o nosso principal patrono”.
E assim se fez... A capela foi construída, na época ficou sob jurisdição da Paróquia de Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri. 
Pe. Neri Feitosa - pároco de Santana do Cariri no ano da criação da Paróquia de Nova Olinda
Muitos padres foram seus capelões, destaca-se o Padre Cristiano Coelho que desenvolveu muitos trabalhos pastorais, a criação do apostolado da oração, a construção da torre da matriz entre outros.
Primeira Imagem de São Sebastião - Ficava nas antigas Capelas
(Segundo dados Históricos a atual Igreja Matriz é a terceira construção que foi antecedida por 2 capelas). O construtor da igreja matriz foi o Senhor José Salvador, mais conhecido por mestre Zezinho da cidade de Assaré, famoso construtor de igrejas como a de Bodocó, Assaré, a torre da Igreja de São Vicente em Crato, que tinha sido destruída por um raio, além do Hospital Manuel de Abreu. Também construiu em Nova Olinda o educandário (Prédio que funcionou a primeira escola.)     
Pe. Cristiano Coelho
A PARÓQUIA
A Paróquia de São Sebastião, Nova Olinda-CE foi criada apenas 23 anos depois da criação do município em 20 de janeiro de 1980, por Dom Vicente de Paulo Araújo, terceiro bispo da Diocese de Crato, sendo desmembrada do território da Paróquia Senhora Sant’Ana (Santana do Cariri-CE).
Chegada do Pau da Bandeira de São Sebastião
Hoje a paróquia conta com diversos grupos, pastorais e apostolados. Atendendo o povo de Deus. Sob proteção do Glorioso Mártir de Cristo São Sebastião. Nos últimos anos a paroquia vem passando por mudanças significativas no campo físico e espiritual. A igreja matriz passou por diversas reformas como a ampliação do presbitério, troca das portas, pintura da igreja e dos bancos, além da construção da capela do santíssimo.
Atual imagem do Padroeiro São Sebastião
As festividades do padroeiro São Sebastião, se iniciam no dia 11 de janeiro com a busca do mastro da bandeira. Todos os dias acontece o despertar as 5h da Manhã e caminhada com a imagem do padroeiro para as ruas, as 11h30 acontece adoração ao santíssimo sacramento e meio dia acontece a salva de fogos, sinos e a banda de música. O dia se encerra com o momento principal, a partir das 18h acontece o terço a novena e a missa, logo após momento social. As festividades terminam no dia 20 do mesmo mês com a Missa Solene que acontece as 9h, ao meio dia grande salva de fogos e às 16h acontece a 2ª missa do dia seguida da grande procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade.
Dom Vicente - Bispo que criou nossa Paróquia
PÁROCOS
1980 – 1984
Pe. Raimundo Araújo Silva

1984 - 1985
Pe. Manoel Pereira Bezerra

1985 – 1986
Pe. Raimundo Araújo Silva

1986 – 1989
Pe. Cícero Gomes da Silva

1989 – 1992
Frei Francisco Jeremias Saraiva Teles

1992 
Pe. Expedito Félix da Fonseca

1992 – 1993
Pe. Raimundo Araújo Silva

1993 - 1997
Pe. Vileci Basílio Vidal

1997 – 1998
Pe. Elias Ribeiro Neto

1998 – 2003
Pe. José Adelino Martins Dantas

2003 – 2009
Pe. Antônio Afonso Alves

2009 - 2013
Pe. Tarcísio de Sales

2014 – 2018
Pe. Antônio Luiz do Nascimento

Desde 2018
Pe. César Retrão  

BRASÃO 
O brasão da paróquia foi criado no ano de 2014 pelo Pe. Antonio Luiz do Nascimento. Foi apresentado a comunidade no dia do Sagrado Coração de Jesus.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!