domingo, 2 de dezembro de 2018

REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL DE ALTANEIRA COM CARA DE ENSINO PARTICULAR

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 02 de dezembro de 2018
Via Secretaria Municipal de Educação de Altaneira-CE
UMA imagem fala mais que mil palavras! É o que vem sendo demonstrado em todos os cenários da educação, em todos os recantos de Altaneira. Semana passada, de pré-aquecimento para motivar alunos e professores a entrar no clima do SPAECE, movimentou bastante a rotina das diversas escolas do município.

E o que revelou foram escolas públicas com cara e resultados de escolas particulares. Aqui não tem nada de montagem ou complexos cenários montados. É tudo a pura realidade do que desfrutam os estudantes deste município.
Brincadeira de Caretas: Alfabetização
Mas nada vem de graça. Deve-se tudo isso à força de vontade das famílias que confiam no trabalho dedicado e o empenho de seus professores, dedicação dos Núcleos Gestores e o esforço com os investimentos poucos, mas bem planejados pela Secretaria de Educação. Uma parceria que vem dando certo!

A Secretária de educação Leocádia Rodrigues, lembra que em 2013 existiam 35 crianças matriculadas que não sabiam ler nem escrever, no chamado estágio crítico. “Hoje pode-se comemorar que não temos nenhum analfabeto em nossas escolas”, comemora.
Alunos da EMEF Joaquim Soares
O município vem colecionando muitos resultados positivos e entrando para as melhores estatística no ranking das escolas do Ceará.

A Escola Joaquim de Morais no Distrito São Romão já atingiu ótimos níveis de proficiência, enquanto que o 2º e o 5º ano da Escola Joaquim Rufino colocou por mais de uma vez o município na lista das melhores do Ceará, com o título de Escola Nota 10.  Resultados reais feitos com vontade e políticas reais, que refletem na prática na qualidade de vida das famílias e dos estudantes altaneirenses.
Equipe recebe em Fortaleza o Premio Nota 10 em 2017
Todas as conquistas que a educação de Altaneira vem alcançando pode ser explicada pelo alto nível de formação e habilitação do corpo docente atual. Talvez seja o município pobre com a mais alta taxa de professores graduados e com pós-graduação, além disso, se tem três professores mestres no Grupo ocupacional do Magistério. A Secretaria pratica uma política de incentivo com inúmeras capacitações, formações específicas e por áreas de conhecimento para professores e coordenadores escolares.

Mas em 2018 o município resolveu investir na área da permanência do aluno com mais tempo pedagógico. E num ato de bravura administrativa implantou a Educação em Tempo Integral na Escola 18 de Dezembro, totalmente, além de incluir a modalidade nos 6º anos da Escola Joaquim Soares e tempo integral na Creche Cirando Saber. 
Salas de aulas com mobiliário novo: EMEF Joaquim Soares
O tripé formação, investimento em qualidade de material didático está concluído. Falta investir mais na infraestrutura das unidades, visto que a educação infantil está 100% com a infraestrutura adequada e uma escola modelo nova, que é a Escola Joaquim Soares.
Atendimento AEE: Inclusão social
Outro investimento de monta se deu em 2018 pela ocasião de implantação da escola em tempo integral, foi a compra de kits de material didático de alta qualidade para toda a rede. Num investimento de mais de 800 mil reais. Parece exagerado para alguns, mas considera-se ainda pouco para uma educação com décadas de déficit de investimentos e de atenção básica pelo poder público.
Há um investimento que traça uma política onde o povo é protagonista social, ou seja, onde se tem acesso aos bens que pertencem ao povo. Hoje o filho das pessoas carentes, da dona de casa, pode usufruir de um material escolar de boa qualidade, merenda, os melhores alimentos na quantidade certa, estuda com profissionais responsáveis, habilitados e comprometidos com a qualidade e bem-estar de todos.
07 DE SETEMBRO 2018: hasteamento da bandeira
Educação de Qualidade
O sistema de organização educacional do município de Altaneira foi modificado nesses últimos anos com o intuito de oferecer à população o direito de se apropriar e usufruir das habilidades inerentes ao ensino básico. Destaca-se nesse viés algumas ações primordiais para atender essa necessidade que foram desenvolvidas:
- Melhoria do transporte escolar;
- Acompanhamento pedagógico direcionado e segmentado;
- Incentivo da Agricultura Familiar para a merenda escolar melhorando o cardápio e a qualidade dos alimentos;
- Formações continuadas para os professores;
- Aquisição de materiais pedagógicos para as escolas;
- Adesão da proposta de escolas em tempo integral;
- Parceria com SEBRAE através do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos);
- Valorização do corpo docente com um aumento de 6%;
- Investimento no sistema de ensino com a compra de livros e suporte para formações de professores.

Nessa perspectiva fica visível o grande passo que a educação do município de Altaneira deu nos últimos anos. Salienta-se ainda que todo o investimento que se fizer pela educação é de fundamental importância para a construção de valores, a cultura e a educação de um povo.

Com esse intuito o Prefeito Dariomar Rodrigues prioriza a educação de qualidade como forma de transformação social para toda comunidade visando melhores oportunidades de trabalho e cumprimento da Constituição Federal e da LDB.
EMEFTI 18 DE DEZEMBRO: esquenta SPAECE 2018
INVESTIMENTOS QUE ATRAI RESULTADOS
Com uma visão empreendedora e uma política educacional voltada a atender com responsabilidade e qualidade: a Secretaria de Educação com autonomia e administrada com o espírito público tomou todas as proporções para adequar os serviços prestados dentro de uma organização controlada e monitorada. Nisto há o funcionamento de toda a estrutura que atende e cria a logística para o perfeito funcionamento do sistema educacional.

Em 2018 o município homologa a legislação educacional e passa a ter autonomia e normatização através do Conselho Municipal de Educação-CME, dando ao município legalidade de funcionamento de todas as questões ligadas ao funcionamento do Ensino. Que funciona regido por Lei especifica e oito Resoluções aprovadas por seu Colegiado de Conselheiros. Todas as Unidades de Ensino credenciadas, cursos e modalidades devidamente autorizados.

Destaca-se ainda nesse viés algumas ações primordiais para atender essa necessidade que foram desenvolvidas:
- Melhoria do transporte escolar, atendendo com muito esforço os universitários e alunos do ensino médio;
 - Acompanhamento pedagógico direcionado e segmentado;
- Incentivo da Agricultura Familiar com merenda escolar adquirida e melhoria do cardápio e a qualidade dos alimentos;
- Investimentos triplicados na merenda escolar;
- Formações continuadas para os professores;
- Aquisição de materiais pedagógicos para as escolas;
- Adesão da proposta de escolas em tempo integral em 50 % das escolas da rede municipal;
- Parceria com SEBRAE através do JEPP (Jovens Empreendedores como a realização em praça pública da feira do jovem empreendedor Primeiros Passos);
- PSE Programa Saúde na escola que semanalmente desenvolvem ações de prevenção e cuidados com a saúde de todos os alunos da rede.
- Valorização do corpo docente com um aumento a cima do nacional mesmo o salário do docente também estando a cima do piso;
 - Investimento no sistema de ensino com a compra de livros didáticos totalmente completa de acordo com a base curricular e com suporte para formações de professores.

Não é a toa que Altaneira hoje é a 4ª do Ceará em proficiência e a 1ª da CREDE 18. O número é reflexo dos investimentos proporcionados pelo Governo Municipal, visando oferecer sempre o que há de melhor para as crianças.

 A educação é o bem mais precioso que a família pode oferecer a uma geração. Neste caso tem questão de prioridade na gestão do Prefeito Dariomar Rodrigues. Cuidar da educação de Altaneira e se consolidar como referência, conquistando um dos melhores resultados no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Ministério da Educação.
Núcleo Gestor: ETI Joaquim  de Morais
Reformas, ampliações. Compra de material didático e novas unidades, tem sido uma marca de excelência desse governo. E não para por aí! Muito há ainda de ser feito. O lazer também é muito importante para as crianças e a disponibilização de brinquedos ajuda no aprendizado, pensando nisso, o Governo investiu também em Brinquedocreches.

Mas os investimentos não param por aí. A construção de seis salas na Escola Joaquim Soares, que dobrou em tamanho, para transformá-la em tempo integral em 2019. Um investimento que traduz a seriedade com o recurso público e o respeito com as futuras gerações dessa terra sofrida.

São sementes plantadas para colher abundantes frutos num futuro próximo e vislumbrar desde já no rosto de cada estudante o agradecimento em serem valorizados, transformados em verdadeiros cidadão honrados e tratados com o respeito que merecem.

Desta forma, acredita-se que os alunos irão se dedicar e corresponderem às expectativas ao fim do ano com surpreendentes rendimentos nas avaliações externas e internas. É o FUTURO sendo construído todos os dias!

2 comentários:

  1. Excelente matéria. O município dde Altaneira vislumbra eessa realidade. Esfirço de seu povo e da gestão.

    ResponderExcluir
  2. É isso muito maravilhoso uma coisa é certa só se é pequeno quando quer . Um pequeno em tamanho quando luta consegue ser gigante diante dos maiores e osso é muito satisfatório

    ResponderExcluir

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)