terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Conheça o Projeto ARMAZÉM DOS SABERES

Lucélia Muniz 
Ubuntu Notícias, 11 de dezembro de 2018 
Com informações da equipe do projeto

O Cariri Cearense é uma terra de rica produção artística e cultural. De fato, algumas instituições e grupos de tradição se mantêm atuantes com o passar do tempo, porém, poucos são os que conseguem desenvolver de maneira efetiva um consumo dos projetos e ações culturais para uma porção mais diversificada da população.

 

Diante disso, aos poucos o acesso à cultura vem tornando-se um universo distante da população, seja pela falta de incentivo e atuação do poder público dos municípios ou desinteresse e desconhecimento da população acerca das ações e projetos desenvolvidos. 

O projeto Armazém dos Saberes objetiva fomentar produções e ações no âmbito da cultura no Cariri Cearense, além de tornar o acesso a produtos e serviços culturais mais plural e democrático.

 

Visa também valorizar manifestações culturais, fomentando o trabalho de mestres, artistas e artesãos para que tenham condições de manter sua produção ativa. Dessa forma, o projeto tem uma fundamentação sociocultural que busca a vivência cotidiana das diferentes faces culturais pela população.

 

Objetiva ainda realizar ações socioculturais que incentivem as intervenções e produções artísticas e culturais do Cariri Cearense. Por meio da ocupação de espaços públicos e de circulação, como ruas e praças, esse formato poderá tornar as ações mais próximas do cotidiano, bem como possibilitar uma relação mais contígua entre as pessoas.

 

Através das mesmas, realizar-se-á a troca de saberes entre mestres da cultura popular, pesquisadores, pequenos produtores, artesãos, acadêmicos e moradores das cidades do Cariri.

 

Além de fomentar o trabalho dos envolvidos no projeto, pretende-se contribuir para aproximar a comunidade civil das ações culturais da região.

 

Aos poucos o consumo da cultura vem se tornando um objeto caro e distante das classes menos abastadas da população. No Cariri Cearense existe uma rica produção cultural, porém, em sua grande maioria, ela se detém ao centro econômico da microrregião, inviabilizando as produções e distanciando o consumo das populações das cidades vizinhas.

O Armazém vem como forma de propiciar a visibilidade, o consumo e a tomada de conhecimento pela população das diversas produções artísticas e culturais que os cercam, para que também seja compreendido que a cultura não é um objeto de luxo ou restrito a uma classe específica.

 

O projeto pretende desenvolver as ações para que seja favorecida essa parcela populacional. É preciso democratizar o acesso às expressões culturais, propiciar espaço para a dança, arte, música, teatro, literatura e aos grupos de cultura popular da região. Como também assegurar a realização de oficinas, palestras, mesas redondas e debates, tudo isso de forma gratuita e ao acesso de todos.

 

O projeto contará com uma equipe de profissionais envolvidos com pesquisa, disseminação e produção da cultura regional: profissionais graduados e graduandos, contando também com agentes diretos da população que será beneficiada pelo projeto. Os produtores culturais responsáveis pelo projeto dialogam com a cultura e com a sociedade, buscando beneficiar as pequenas produções, os pequenos grupos e os pequenos produtores.

Redes Sociais do Projeto:

- Facebook

- Instagram

- WhatsApp

0 comentários:

Postar um comentário

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)