05/11/2018

REDAÇÃO DO ENEM 2018 por Raimundo Júnior

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 05 de novembro de 2018
Por Raimundo Júnior
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio trouxe como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nesse contexto, observou-se que a temática apresentada nesse ano, além de quebrar uma visão pré-estabelecida acerca de possíveis temas apostados por diversos profissionais, abordou de forma genérica uma problemática recorrente e presente na atualidade.

Nesse aspecto, é possível salientar que ao discorrer sobre um texto com o assunto abordado pelo ENEM, é preciso atenção, calma e um olhar especial para as palavras-chave: manipulação, comportamento, usuário e internet.

A temática exposta deve ser compreendida ao abordar diferentes aspectos que corroboram à influência das tecnologias, sobretudo a internet no comportamento humano, na influência digital.

O aluno ao escrever sobre a temática poderia usar divergentes formas de argumentação, como o período de chegada da internet no Brasil em 1988 e fazer um paralelo associando a modernidade. Poderia evolver também, a questão do pacto civil assinado em 2014 pela então Presidenta Dilma Rousself, o qual delimitava e estabelecia a neutralidade das informações expostas pela mídia no contexto brasileiro a fim de minimizar a manipulação comportamental dos usuários exercido pela internet.

Além disso, pode-se pontuar que o estudante poderia envolver a família e a escola como agentes contribuintes para a permanência da problemática em questão. A família por sua vez pode ser citada no que diz respeito a permissividade excessiva dada aos filhos, uma vez que sob o olhar da pedagoga Tânia Zagury, essa liberdade excessiva contribui para um maior tempo de uso da internet pelos filhos, os quais diretamente são manipulados pelo controle de dados na internet.

Outrossim, pontua-se a escola no que diz respeito à pouca abordagem de conteúdos voltados para a minimização desse controle exercido pelos avanços tecnológicos nas disciplinas de informática, haja vista que muitas das instituições escolares ensinam apenas a parte conteudista, como prova o Relatório da UNESCO ao criticar o sistema educacional do País.

Essa foi a contribuição do graduando em Farmácia, Raimundo Júnior, ex-aluno da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e atual corretor de redação da referida instituição.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!