27/08/2018

Confira a Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de agosto de 2018
Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 foi desenvolvida pela equipe d'O Iceberg e compara as suas posições políticas com as dos nove principais presidenciáveis. São 23 questões relacionadas a economia, energia, proteção social, segurança e educação. Marque se você concorda, discorda ou está dividido em cada questão e aperte o botão Calcular. Você pode dar um print e compartilhar o resultado com os seus amigos se quiser.

Notas metodológicas sobre a calculadora

Elaboração: a Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018 foi desenvolvida por gestores públicos de carreira — Especialistas em Políticas Públicas — que trabalham com ciência de dados e colaboram com O Iceberg.
Créditos: a Calculadora reflete na íntegra o levantamento produzido pelo Professor Daniel da Silva Lacerda, da UFRGS. Confira as fontes das informações, a planilha com os dados tabulados, os esclarecimentos e a metodologia utilizada por ele.
Critérios: para calcular a afinidade entre o usuário (você) e os presidenciáveis adotou-se a seguinte abordagem. Se o candidato ou o usuário estão divididos no assunto, ou se a posição do candidato ainda não foi mapeada, soma-se 0,5. Quando as posições são idênticas, adiciona-se 1 ponto.  Quando são divergentes — a posição do usuário e do candidato são opostas — não se soma nada. Por fim, calculamos o percentual de afinidade tendo como base o total dos 23 pontos disponíveis. As frases foram ajustadas visando maior clareza e coesão.
Presidenciáveis: foram levantadas as posições de Guilherme Boulos (PSOL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Jair Bolsonaro (PSL).
Clique AQUI para usar a Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!