21/07/2018

Encontro com Idilvan Alencar reúne educadores, alunos e apoiadores de sua pré-candidatura em Nova Olinda

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 21 de julho de 2017
O evento aconteceu no final da tarde da sexta-feira (20) no Teatro Violeta Arraes de Nova Olinda e contou com a presença de educadores, gestores escolares municipais e estaduais, gremistas, o Prefeito Municipal Afonso Sampaio, o ex-prefeito Cabeludo, o Coordenador da CREDE 20 – Roberto Araújo, a Professora Mônica coordenadora da CREDE 16, a Professora Luciana coordenadora da CREDE 18, a Professora Eliana coordenadora da CREDE 19, vereadores, membros das secretarias municipais e lideranças sindicais.
Idilvan Alencar é filho ilustre do município de Nova Olinda é conhecido e reconhecido pelo seu notório empenho e dedicação no serviço público. Tem mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é formado em Engenharia Civil, especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB), especialista em Política e Administração Tributária e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), ex-secretário de Educação do Estado do Ceará onde neste período o nosso Estado alcançou os melhores índices na Educação a nível nacional. Em março de 2018 foi homenageado com a medalha da ordem nacional do mérito educativo por parte do Governo Federal na solenidade que destaca os “Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Ceará de 2016”.
Neste encontro o Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda, Wellyton Luiz da Silva Nascimento falou da sua vivência enquanto aluno de escola pública. Ele destacou a importância da implantação da escola profissional em Nova Olinda dando ênfase a formação dos alunos em cursos técnicos, as oportunidades no mercado de trabalho e o ingresso na faculdade. Ainda falou dos projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará no período de 2007 a 2017, bem como a redução do índice da evasão escolar no ensino médio. Período este onde Idilvan Alencar esteve à frente da referida secretaria.
Quem fez uso da palavra também foi o novo-olindense, Roberto Araújo coordenador da CREDE 20 que destacou a importância de se olhar o atual contexto do cenário nacional, regional e local pensando da necessidade de termos um representante que nos represente a nível municipal, gente da nossa terra ou da nossa região. “Pela primeira vez na história a gente está diante de um fato novo aqui pra Nova Olinda e talvez pra Região do Cariri Oeste que é a gente ter um filho desta terra pré-candidato a Deputado Federal”, disse Roberto Araújo.
O mesmo ainda pontuou algumas questões relacionadas a defesa da pré-candidatura de Idilvan Alencar a Deputado Federal, tais como: a implantação das escolas profissionais e de tempo integral, creches, reformas, como articulador de projetos, implantação dos centros de idiomas, por apoiar programas de apoio aos jovens no ingresso na universidade, por criar a melhor política de cooperação entre estados e municípios cearenses, por defender o aumento dos recursos para o FUNDEF, por apoiar a cultura e o esporte nas escolas, por se posicionar de forma clara contra movimentos como o da escola sem partido, reforma do ensino do médio e ser a favor da escola enquanto espaço de reflexão.
“Neste momento em que atravessamos a situação política que aí está precisamos de uma pessoa como Idilvan lá no Congresso Nacional para defender os interesses do brasileiro, principalmente do cearense e prioridade a nossa Nova Olinda”, destacou o Prefeito Afonso Sampaio.
Idilvan Alencar começou falando um pouco da sua história de vida enquanto aluno de escola pública e do apoio que recebeu da família, bem como da sua trajetória profissional e de quando em 2007 foi convidado para ser Secretário Executivo da Educação do Estado do Ceará na época do Governo Cid Gomes e da Izolda Cela como Secretária da Educação. Ao assumir, depois de um certo período, onde foi presidente do FNDE, voltou e passou a ser Secretário da Educação do Estado do Ceará onde em 2017 a Educação de nosso estado alcançou os melhores resultados de toda sua história.
Neste momento o mesmo fez questão de enfatizar que estas conquistas foram resultados de um trabalho desenvolvido em parceria com professores, diretores, servidores, alunos, com coordenadores e tantas outras pessoas que o apoiavam e apostavam em suas ações.
Idilvan Alencar disse ter muito orgulho de ter conseguido reduzir o abandono escolar e aumentar o número de alunos da escola pública na universidade: um salto de 700 alunos para 17 mil filhos de trabalhadores chegando na universidade.
Disse ainda estar abraçando a missão de ser pré-candidato e tem algumas razões. Observando o cenário nacional destacou que os atuais deputados votaram contra o povo em tudo que tiveram oportunidade, afirmou. Congelaram os gastos com educação e saúde por 20 anos, votaram a favor da reforma contra o trabalhador, da reforma do ensino médio. “Eu não sou pré-candidato pelo que eu já fiz, eu sou pré-candidato pelo o que eu posso fazer”, disse Idilvan Alencar.
Ainda destacou que encara esta pré-candidatura olhando para o povo e mostrando sua honestidade, serviço prestado, inauguração de obras, sua colaboração com os municípios na liberação de recursos para a educação, com propostas. 
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!